12 de setembro, de 2024 | 08:01

Aluno de escola municipal é apreendido por injúria racial contra professor em Ipatinga

Um estudante de 16 anos foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil por injúria racial contra um professor de Educação Física, um homem de 56 anos. O caso foi registrado em uma escola pública municipal do bairro Veneza II, em Ipatinga, na manhã de quarta-feira (11).
Reprodução
Professor de Educação Física informou que ministrava aula para uma turma do nono ano, quando estudante praticou o ato infracional Professor de Educação Física informou que ministrava aula para uma turma do nono ano, quando estudante praticou o ato infracional


Conforme apurações do Diário do Aço com fontes da Polícia Militar, o fato foi registrado na Escola Municipal Márcio Andrade Guerra, na rua Mangaratiba, no bairro Veneza II. Assim que houve o ato discriminatório, a vítima tomou as medidas de punição ao aluno e acionou a PM.

O professor relatou à polícia que ministrava aula para uma turma do nono ano, que incluía atividades de xadrez e outros jogos interativos, além de exercícios na quadra poliesportiva. Durante a aula, um aluno de 16 anos, fez um comentário racialmente ofensivo, dizendo: "tinha que ser preto mesmo". A fala do estudante foi proferida após o professor negar um pedido para liberar a turma para a quadra mais cedo.

Diante da atitude do adolescente, o professor determinou que o jovem fosse encaminhado à direção da escola, enquanto era acionada a Polícia Militar. Os pais do estudante compareceram à escola e acompanhariam o filho até a delegacia da Polícia Civil, para onde o menor de idade seria levado em função do ato infracional análogo ao crime de injúria racial.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sabrinne

15 de setembro, 2024 | 11:30

“? triste ver como os nossos jovens lidam com as questões de respeito as autoridades, e isso em todas as esferas sociais. O ato "análogo" ao racismo é apenas o eco de um ser humano que não conhece a palavra limite e tem a frágil ideia que o mundo gira em torno do seu umbigo.”

Roberto Lima

14 de setembro, 2024 | 10:15

“Os Pais Educam, e as Escolas apenas preparam os Jovens para o Futuro.
Respeito se aprende em casa, fica a dica.
Ao professor meus parabéns.”

Rj

14 de setembro, 2024 | 05:23

“Ô Veiwer, até que enfim acertaste uma. Parabéns seu bolsominion! Realmente, as nossa ideologias ensinam às pessoas a lutarem pelos seus direitos, que vocês das direitas, extremas ou não, não aceitam, mesmo quando não pertencem à Casa Grande.”

Viewer

13 de setembro, 2024 | 17:36

“A atitude do aluno foi completamente errada e precisa de correção, mas isso é fruto dessas ideologias que ficam tentando separar as pessoas em classes numa tentativa de ganhar território politico.

É lamentável que tais coisas aconteçam.”

Cidadão Pagador de Impostos

13 de setembro, 2024 | 09:40

“Pior do que a atitude desse aborrecente é quem o defende, não só pelo racismo, mas também pela falta de respeito e educação e ainda digo que se fosse meu filho podem ter certeza de que nesse momento ele estaria sem os dentes e possivelmente na UTI.”

Oliveira

13 de setembro, 2024 | 06:54

“Soraia, você deveria é enviar uma mensagem aos mediadores deste site e pedir para remover seu comentário. Penso que você não deve ter pensado direito, para fazer esse comentário.”

Oliveira

13 de setembro, 2024 | 06:52

“Soraia, se voce for a mãe do rapaz, repense a educação familiar dada a este. Se não for, repense a educação repassada a seus familiares. A punição deste aluno é exemplar a toda classe e não produzirá efeitos danosos. É uma oportunidade para mostrar o rigor da lei que a meu é muito bransa.”

Wilma

13 de setembro, 2024 | 00:57

“Senhora Soraia, se você passasse pelas atrocidades que passamos em um dia, na sala de aula, você não falaria dessa forma e outra, o professor está certíssimo. Infeliz a tua fala.”

Ioni Aparecida Pinto Silva

12 de setembro, 2024 | 21:37

“Que bom q foram tomadas as providências cabíveis. Não dá pra aceitar esse tipo de comportamento q fere a dignidade e autoridade de um professor, Respeito em primeiro lugar.”

Zuleika

12 de setembro, 2024 | 21:19

“Fico feliz que o professor tenha tido coragem de denunciar o aluno. Eu, pessoalmente, fui vítima de violência física por parte de uma aluna que, na época, era pouco mais nova do que eu e não tive coragem de registrar um boletim de ocorrência.”

Jonhy Welington Mendes Lima

12 de setembro, 2024 | 20:54

“Excelente atitude do Professor, e excelente atitude da Escola, ao aluno, que ele aprende a respeitar a cor dos seus Educadores.”

Fátima

12 de setembro, 2024 | 20:26

“Essa é só uma dentre as muitas situações de desrespeito que os professores sofrem diariamente dentro das escolas.”

Max

12 de setembro, 2024 | 20:16

“Atitude vergonhosa de um indivíduo que não sabe respeitar um profissional que deveria ser honrado.
Tem idade para votar mas não para responder por esse seu ato vergonhoso. Lastimável.”

Ana Beatriz

12 de setembro, 2024 | 20:13

“Ainda bem que o professor teve coragem de reivindicar seus direitos. Que os alunos vejam que os limites devem ser respeitados.”

Iracilda

12 de setembro, 2024 | 19:18

“Lamentável essa situação. ! Alguma coisa tem que ser feito para garantir que o professor possa exercer sua função sem ser agredido por alunos sem respeito e sem educação!”

Yrenilda

12 de setembro, 2024 | 18:50

“? absurdo o desrespeito com os professores.
Além do desrespeito, ainda existe o preconceito que deve ser combatido principalmente nas escolas .
Não podemos ignorar o preconceito.
Preconceito é crime e quem comete tem que ser punido.”

João

12 de setembro, 2024 | 18:50

“Enquanto no Japão o professor é reverenciado, no Brasil ele é desrespeitado e desacatado. O que esperar de um país onde a educação não é prioridade para muitos, principalmente para os governantes...
Como pai de aluno de escola pública deixo aqui o meu respeito aos professores e o meu repúdio a todos que poderiam intervir nessa situação mas preferem se omitir.”

Gildázio Garcia Vitor

12 de setembro, 2024 | 18:26

“Senhora Soraia, boa tarde!
Entre os doze comentários já publicados, somente o da Srª foi contra a belíssima e corretíssima atitude tomada pelo digníssimo Professor, que merece o apoio e o respeito de todos os demais Profissionais da Educação e da sociedade.
Não sei há quanto tempo é Professora, mas eu, estou Professor há 42 anos, 7 meses e 9 dias a completarem às 22h05 na EJA da E. M. Deolinda Tavares Lamego, onde estive das 7h às 11h15 "tentando" dar 6 aulas para as turmas dos 6° e 7° anos; das 13h às 17h15 estive na E. M. Chirlene Cristina
Pereira, onde, mais uma vez, "tentei" dar 4 aulas para os 6° e 7° anos e cumpri um módulo, que não é lunar, cuidando dos meus diários escolares. Desde às 17h50 estou de volta ao Deolinda.
Espero que saiba o significado de "Propriedade (ou lugar) de fala."”

Jorge Luiz Dias

12 de setembro, 2024 | 17:25

“Com 16 anos ja tem título de eleitor , portanto...”

Palavra de Deus

12 de setembro, 2024 | 17:22

“aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada.”

Geiziane

12 de setembro, 2024 | 17:05

“Muito triste com tudo isso...Ninguém merece passar por uma situação dessa. Infelizmente a falta de respeito com os professores só aumenta, e nesse cenário, essa classe só tende a diminuir. Lamentável!!!”

Edy Nilson Pariz

12 de setembro, 2024 | 16:07

“Parabéns ao professor e a Diretoria da Escola. Precisamos ensinar a esses cidadãos cheios de direitos, que eles também têm deveres que devem ser cumpridos. Fala se muito nos" Meus direitos " se esquecendo dos "Meus deveres".”

Andréa Diniz

12 de setembro, 2024 | 15:57

“Absurdo !! Alunos vão para a escola para aprender e não servem educados. Educação vem de casa.As Tido apoio ao professor que não se calou e mostrou todo o seu valor!!Que os pais vejam isto e eduquem seus filhos!!!”

Soraia

12 de setembro, 2024 | 15:05

“Boa tarde,eu acredito que ele precisa sim de punição ,mas acabar com a chance de ser um bom cidadão, não acredito que isso vá resolver ,porque vai pensar em sua vida acadêmica e profissional, ele ainda tem toda a vida pela frente ,sou negra já passei por muita descrição, e realmente não acho que o professo tenha feito o certo,não que ele não tenha seus direito,mas poderiam ter resolvido de outra forma e uma fatalidade tanto o que aluno fez e tanto a forma que o professor reagiu”

Ana Maria

12 de setembro, 2024 | 14:50

“Parabéns professor, pela atitude. Atitudes como a desse aluno, tem que ser denunciada e ser aplicada a devida punição. Pois, só assim seu caráter será moldado.”

Falei

12 de setembro, 2024 | 14:23

“Infelizmente hj aluno não respeitam professores mais
Educacao tem que vir de casa
Mais parabéns a lei da palmada hj pais não pode
Educar filhos”

Elias

12 de setembro, 2024 | 13:47

“Procurou e achou um pepino pra ele e os pais descascaram, vai fazer serviço comunitário na certa.”

José Serra

12 de setembro, 2024 | 13:36

“Se soubesse o valor da educação jamais faria isso.”

Dayane

12 de setembro, 2024 | 12:57

“Parabéns pela atitude professor. ???”

Vanda Loures

12 de setembro, 2024 | 12:14

“? inaceitável o desrespeito de alguns alunos com seus professores e a omissão das famílias quanto à educação dos filhos. Estamos vivenciando tempos em que os pais ao serem chamados na escola por problemas comportamentais, não corrigem mais seus filhos, mas vão com pedras nas mãos pra brigar com a escola, apoiam e defendem seus anjinhos.”

Jose

12 de setembro, 2024 | 11:16

“Não pode deixar uma situação constrangedora desta esquecida ou ignorada. Perante a lei, todos somos iguais, incluído a cor. Além disto, trata-se de um professor, de um educador. O aluno racista, não pecebeu que no futuro será um médico, engenheiro, empresário, graças á quem? Aos seus educadores. Mas, creio que esta punição se for colocada em prática vai mudar o caráter dele.”

Envie seu Comentário