12 de setembro, de 2024 | 08:30

Corpo de Bombeiros pede contribuição da população para denunciar queimadas

Evando Rodney/Agência Minas
Provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambientalProvocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental

A Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) continua em alerta contra queimadas e incêndios florestais. Nesta quarta-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de perigo potencial, devido à baixa umidade relativa do ar, variando entre 30% e 20%. Além do risco direto à saúde, a baixa umidade contribui para a formação e propagação de queimadas, colocando em risco a vegetação da Mata Atlântica, como explica o comando do 7º Pelotão de Bombeiros Militar de Timóteo.

A previsão é de que, no restante da semana, os índices mínimos de umidade do ar continuem entre 40% e 25%. A temperatura máxima ainda deve ultrapassar a casa dos 30 graus, e não há previsão de chuvas para os próximos dias.
O 2º Tenente Luamós Soares Faria, Comandante do 7º Pelotão de Bombeiros Militar de Timóteo, lembra que a região está inserida em uma área de Mata Atlântica, e a propagação de incêndios nesse bioma não é algo natural e é extremamente danosa para a fauna e flora. "As causas estão sempre relacionadas à ação humana, seja de maneira dolosa ou culposa, com queima de lixo, limpeza de terreno ou ação de incendiários", explica.

O comandante relata que, no último dia 30/8, houve um dia de grande ameaça, quando foram registrados três focos de incêndios simultâneos no município, nos bairros Alvorada, Cachoeira do Vale (distrito) e Bromélias, e foi preciso o apoio da administração municipal e das unidades do Corpo de Bombeiros em Coronel Fabriciano e Ipatinga. "As causas estão sempre relacionadas à ação humana, seja de maneira dolosa ou culposa, com queima de lixo, limpeza de terreno ou ação de incendiários", explica.

Vistorias
Tendo em vista que os incêndios geralmente se iniciam dentro da área urbana, durante o mês de abril, o pelotão móvel fez cerca de 80 vistorias nos terrenos da região, verificando se havia presença de lixo ou vegetação que pudesse agravar a ocorrência de incêndios, e o resultado foi repassado à Prefeitura de Timóteo, conforme Luamós Soares. "Durante o mês de agosto, novamente, cerca de 70 locais foram vistoriados pelas nossas equipes, e os resultados serão repassados novamente para a administração, para que os responsáveis sejam notificados", informou.

Números
Até os primeiros dias de setembro, foram registrados mais de 80 incêndios em vegetação atendidos pelo Corpo de Bombeiros Militar, e o pico de ocorrências até o momento foi em agosto, com 32 atendimentos. "Ainda estamos abaixo da média histórica anual, de 102 ocorrências no nosso município, contudo, devemos continuar atentos, pois a seca continua, o período de estiagem persiste, e a luta é para não atingir esse número", destaca o comandante.

A máxima histórica ocorreu em 2019, desde a implantação do Corpo de Bombeiros Militar em Timóteo, com 193 atendimentos a incêndios em vegetação. "Por isso, se faz necessária uma participação maior da população, não só com a conscientização de não utilizar fogo para práticas indevidas, mas também com o fornecimento de informações e denúncias para os órgãos competentes", defendeu o 2º Tenente Luamós Soares.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Oliveira

12 de setembro, 2024 | 21:39

“Sobre um motorista da GCM, quero compartilhar que um veiculo deste, convergiu a direita sem sinalizar a sua intenção, indo da Rua Ouro Preto para a Rua Diamantina, centro de Ipatinga. Ao encontrar o motorista no sinal na Rua Diamantina, próximo ao camelô, chamei a sua atenção pela conversão indevida. Inicialmente, informou que o giroflex estava ligado. Depois me disse que não havia feito nada de errado. Insisti que poderia causar um acidente pois estava de bicicleta. Para minha surpresa disse para eu seguir o meu caminho, que era ruim para eu discutir com ele. Depois me ameaçou, dizendo que iria me encontrar pela rua e seria pior para mim. Não digo que a corporação é ruim, mas se esta pessoa continuar com este comportamento, irá se envolver em acidente. Quem foi criado para garantir a segurança da população, a ameaça como se estivesse acima da lei que deveria conhecer e honrar. LASTIMÁVEL! DAQUI A POUCO, ESTAREMOS REFÉNS DE PESSOAS COM ESTA VISÃO MÍOPE! O que eu posso dizer sobre a GCM quando alguém a critica? Sei que não posso generalizar, mas um "policial municipal" com esta coragem, deveria trabalhar no RJ. Lá encontraria alguém com a sua coragem. Encontrarão bandidos armadoscom armas de grosso calibre, fica a dica.”

Carmen

12 de setembro, 2024 | 15:55

“E só colocar a GCM de Ipatinga para fiscalizar,fica rodando no carro sem fazer nada.”

Marcos Vinicius

12 de setembro, 2024 | 14:41

“Liguei também e nada de atender. Manda o Bombeiro sumir e deixa só o SAMU. Depois privatiza e fica esses Bombeiro chorando e de mi-mi-mi.
Serviço ruim e ainda tem que aguentar desaforo no telefone na hora de pedir socorro.
Cadê o Comandante para por a tropa na linha.”

Pagador de Imposto

12 de setembro, 2024 | 14:38

“Camarada Lúcio Miranda, é de veras seu comentário. Pois liguei também e me trataram de forma ríspida e jocosa.
Mandaram eu por minha idosa mãe no Táxi, Uber ou chamar um vizinho.
O Bombeiro é do Estado, serviço público, minha mãe idosa e eu não tenho veículo automóvel. Achei que teria um serviço de forma digna, mas fui destratado por eles. Um absurdo.”

Maria Antônia

12 de setembro, 2024 | 13:48

“Ontem liguei para o Corpo de Bombeiros umas três vezes e nada de atender. Uma vizinha tava com um Botijão pegando fogo. Tive que ligar para PM e pedir eles auxílio. Se a PM não fosse até o Batalhão de Bombeiros de Fabriciano e não tivesse avisado os Bombeiros a minha vizinha tinha perdido tudo queimado.
Podiam ir no Batalhão fazer uma reportagem sobre isso. Tem muita reclamação e ninguém faz nada.”

Leitor

12 de setembro, 2024 | 11:07

“Todos sabemos que o Bombeiros não combatem incêndios em mata. Exceto se tiver próximo de casas.
Até a Cenibra faz mais !
Ou seja, vai queimar tudo.
Precisamos mais dos Bombeiros”

Rodrigo

12 de setembro, 2024 | 10:58

“Já liguei e falaram que todas as viaturas estavam empenhadas. Mas creio que o governo municipal deveria ser o primeiro a se manifestar e já deveria ter criado equipes para combater os incêndios em Ipatinga. Mas aqui vai uma pergunta para o prefeito fazedor de quebra molas. Quantas ligações foram feitas e quantos focos de incêndio foram combatidos por aquele número de telefone que a prefeitura disse que criou para as pessoas ligarem ao verem incêndios? Qtos??”

Lucio Miranda

12 de setembro, 2024 | 09:34

“tá de brincadeira ne!!?????
ja liguei para os bombeiros pra denunciar e foi tratado igual cachorro!!!!
Já ouvi pessoas que passaram pelo mesmo.”

Envie seu Comentário