12 de setembro, de 2024 | 08:00

Candidatos à Prefeitura de Coronel Fabriciano listam propostas de governo

Como de costume ao longo de décadas, o Diário do Aço busca contribuir com o processo eleitoral, levando informações e propostas dos candidatos em 6 de outubro aos nossos leitores. Iremos publicar, ao longo dos próximos dias, uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito das principais cidades do Vale do Aço e Colar Metropolitano, para que o eleitor conheça a história de vida e as propostas de cada um. A primeira série de depoimentos será com os candidatos de Coronel Fabriciano.

Joaquim Xavier promete gabinete em praças públicas e “trazer mudanças reais”

O advogado Joaquim Xavier de Souza (Rede), candidato a prefeito em Coronel Fabriciano, aceitou o convite do Diário do Aço e concedeu entrevista sobre sua candidatura. Confira o que ele vislumbra e quais as suas propostas para o município, caso seja eleito.
Divulgação
Candidato da Rede Sustentabilidade diz que, caso eleito, irá retomar carnaval de rua e distribuir cachaça de graça à população  Candidato da Rede Sustentabilidade diz que, caso eleito, irá retomar carnaval de rua e distribuir cachaça de graça à população

Questionado sobre sua motivação em concorrer ao cargo, Joaquim destacou que decidiu se candidatar porque “tenho uma compreensão profunda das necessidades e desafios enfrentados pelos cidadãos, adquirida por meio da experiência pessoal com os serviços públicos. Eu e minha família utilizamos os serviços públicos da cidade, como a UPA, o hospital, os postos de saúde e a escola pública. Sei o quanto é difícil para uma pessoa acordar cedo para tentar conseguir uma consulta e, quando consegue, muitas vezes não há medicamento disponível”, relata.

Ainda segundo o candidato, “posso trazer mudanças reais e positivas, melhorando a qualidade dos serviços, especialmente nas áreas de saúde, educação, lazer e inclusão social. Minha motivação é promover um governo mais acessível e eficiente, trabalhando para que todos tenham melhores condições de vida”, antecipa.

Ar-condicionado e cachaça de graça
A reportagem perguntou ao candidato por que os eleitores de Coronel Fabriciano deveriam confiar o voto a ele.
O advogado assegura que, em um possível governo, irá priorizar a educação, a saúde, os idosos, as crianças e as pessoas com deficiência. Afirma, ainda, que irá instalar condicionadores de ar e placas solares em residências de idosos e pessoas de baixa renda, para melhorar a qualidade de vida e gerar energia sustentável.

“Vou isentar da tarifa do IPTU idosos, pessoas de baixa renda, os comerciantes. Reativarei o carnaval de rua e irei oferecer ‘cachaça do 18’ durante o evento. Irei também instituir o transporte público gratuito, construirei um parque aquático, um cemitério-parque e um centro para cuidar dos animais de rua, festival para todas as religiões, reajustar o vale alimentos dos servidores para R$ 600. Além disso, irei instalar banheiros e bebedouros em praças públicas e criar um espaço dedicado a vendedores informais. Meu gabinete será localizado nas praças e estará aberto à população. Para que essas mudanças aconteçam, você precisa votar no número 18, advogado Joaquim Xavier de Souza, para prefeito”, salienta.

Prioridades
Caso seja eleito, Joaquim Xavier antecipa que sua prioridade inicial será a contratação de médicos especialistas para reduzir a fila de cirurgias e melhorar o atendimento em todas as unidades de saúde. “Implementarei melhorias na UPA, no centro de especialidades e no hospital. Realizarei todas as melhorias necessárias nas escolas e reajustarei os salários dos professores, além de aumentar o vale-alimentação para R$ 600. No primeiro ano de governo, reativarei o carnaval de rua para gerar emprego e renda. Também resolverei os problemas enfrentados pelas comunidades dos Cocais de Cima e de Baixo, instituirei o transporte público gratuito e garantirei transporte para pessoas que precisem se deslocar até a UPA e o hospital. Além disso, construirei um centro para animais de rua. Com planejamento cuidadoso, parcerias eficazes e uma gestão dedicada, esse centro fará diferença significativa tanto para os animais quanto para os cidadãos”.

Gabinete
Por fim, Joaquim revela que pretende acabar com o gabinete tradicional do prefeito. “Vou governar a cidade a partir das praças públicas. Meu ‘gabinete’ será instalado em diferentes praças, permitindo que a população possa me encontrar facilmente, conversar sobre suas preocupações e até mesmo almoçar comigo. Esta abordagem visa tornar a administração mais acessível e transparente, aproximando o governo dos cidadãos”, conclui.

Júlia Restori afirma estar preparada para ser prefeita de Coronel Fabriciano

A candidata do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura de Coronel Fabriciano, Júlia Restori, é um nome conhecido no município. Ela é uma das quatro que concorrem ao cargo e que também aceitou participar da série de entrevistas do Diário do Aço. Entre saúde, educação e temas que afetam diretamente a vida da população, ela elencou algumas de suas propostas.
Divulgação
Servidora pública, Júlia acredita que as políticas públicas têm o potencial de transformar a vida das pessoasServidora pública, Júlia acredita que as políticas públicas têm o potencial de transformar a vida das pessoas

Sobre a motivação de concorrer ao cargo majoritário, Júlia afirmou acreditar que as políticas públicas têm o potencial de transformar a vida das pessoas. “Sou servidora pública, assistente social, com 33 anos de experiência no serviço público. Decidi me candidatar para contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todo cidadão”, pontua.

Políticas sociais
Para Júlia, “é necessário olhar a cidade como um todo, mas, sobretudo, para as pessoas que mais precisam. A minha prioridade é garantir um governo justo, que reduza as desigualdades sociais e promova o desenvolvimento econômico e sustentável. A minha candidatura reflete a renovação e esperança e o meu compromisso na construção de uma cidade mais inclusiva, com políticas sociais que valorizem as pessoas e promovam o desenvolvimento”, destaca.

Questionada sobre as razões que o eleitor tem para votar em Júlia Restori, a candidata assegura reunir as competências necessárias para ser prefeita. “Tenho formação acadêmica, especialização em gestão pública e experiência em gestão. Já exerci inúmeros cargos de gestão, dentre os quais, destaco, por 12 anos, sendo secretária de Assistência Social em Coronel Fabriciano, fui responsável pela implantação do SUAS no município”, elenca.

Feitos
Durante este período (quando assumiu cargos de gestão), acrescenta, “fizemos a maior rede de proteção social com quatro CRAS, CREAS, PETI, Cozinha Comunitária, CentroPOP, Programa Vivaidade, Programa Qualificar, ProJovem Adolescente, Residência Inclusiva, dentre outros. Também fui presidente do Conselho Regional de Serviço Social, uma autarquia pública, durante seis anos. Como gestora pública sempre fui reconhecida pela excelência na gestão. Sempre pautei a minha vida pessoal e profissional em princípios éticos pautados no respeito e na construção de um mundo melhor e mais justo. Estou preparada para enfrentar os desafios de Coronel Fabriciano e buscar mais investimentos, mais parcerias com o governo federal e o setor privado para que a nossa cidade seja a cada dia uma cidade melhor para se viver”, vislumbra.

No meu mandato eu vou...
Caso seja eleita, Júlia afirma que promoverá ações imediatas focadas em áreas essenciais para o bem-estar da população, como ampliar o horário de funcionamento das unidades de saúde, recompor as equipes de saúde da família, e contratar mais médicos para garantir atendimento de qualidade. “Também vamos estender o horário das creches, assegurar uma merenda escolar de qualidade, reabrir a biblioteca municipal e o museu, criar o Centro de Referência da Juventude na Praça CEU, implantar a Guarda Municipal e promover melhorias e humanização no Hospital Municipal José Maria Morais. Além disso, vamos recompor as equipes da Assistência Social e valorizar o servidor público”, pontua.

“A médio prazo, vou implementar o Programa Maior Cuidado para atendimento domiciliar de idosos em situação de vulnerabilidade, reordenar o transporte coletivo com a implantação da tarifa-zero aos sábados e domingos, e revisar o Plano Diretor para garantir a preservação da APA da Biquinha. Também vamos revitalizar a área central, valorizar o nosso comércio, instalar câmeras de segurança nas praças, retornar com a Rota dos Sabores, revisar a PREVICEL e abrir concurso público. Essas ações garantirão uma Coronel Fabriciano mais justa, segura e com mais qualidade de vida para todos”, conclui.

Sadi Lucca: “Em time que está ganhando não se mexe”

O candidato do PL ao cargo de prefeito em Coronel Fabriciano, Sadi Lucca, concedeu entrevista ao Diário do Aço e adiantou alguns de seus objetivos e ações, caso seja eleito. Ele é o atual vice-prefeito do município, mas mesmo antes, já era conhecido pela atuação em sua empresa (uma churrascaria) e na área empresarial da cidade.
Divulgação
Candidato diz estar preparado para dar continuidade ao projeto da atual gestão e avançar ainda maisCandidato diz estar preparado para dar continuidade ao projeto da atual gestão e avançar ainda mais


Perguntado por que decidiu se candidatar, ele pontuou que, em sua jornada de mais de 30 anos como empresário no Vale do Aço “sempre lutei por iniciativas que pudessem contribuir com o bem-estar de toda a população. Ao longo desta trajetória, agreguei algumas experiências de liderança como diretor da Acicel-CDL, época em que também defendi bandeiras em favor do desenvolvimento da cidade, como a reforma da ponte velha entre Fabriciano e Timóteo”, recordou.

O candidato salienta que também participou do Comitê Gestor de Crise, criado pela administração municipal para enfrentamento da covid-19. “No ano de 2020, eu aceitei o desafio de ser candidato a vice-prefeito, sendo eleito e me tornei parte da Gestão Novos Tempos. Desde então, tenho atuado intensamente na administração. Por isso, tenho total conhecimento dos planos do dr. Marcos e me sinto preparado para dar continuidade e avançar ainda mais neste projeto, que transformou Fabriciano em uma nova cidade”, vislumbrou.

Vote em mim!
Sobre as razões ou motivos pelos quais os eleitores de Coronel Fabriciano deveriam votar em Sadi Lucca, o candidato elenca: “Primeiro porque nossa cidade precisa continuar neste projeto de desenvolvimento. E isso tenho percebido em todos os bairros de Fabriciano por onde passamos, dá para sentir a felicidade da população. Nossa cidade deixou de ser um ‘primo feio e pobre’ do Vale do Aço para se tornar a cidade que mais cresceu nos últimos oito anos. E se eu já faço parte desta gestão, que tanto trabalhou pelo povo fabricianense, eu tenho total condição de continuar essa administração, que é referência no Brasil”, afirma.

Ele acrescenta que sua chapa é a mais qualificada para manter os principais equipamentos de saúde, como o hospital, a UPA, a Maternidade, e ir muito além, como, por exemplo, ampliar os serviços e exames que hoje são oferecidos nestes equipamentos e também no Centro de Especialidades Médicas (CEM). “São muitos projetos que eu mesmo ajudei a implantar e o firme propósito de manter. Em time que está ganhando, não se mexe, é daqui para melhor”, garante.

Propostas
Caso seja eleito, de forma imediata, Sadi pretende implantar o Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista e demais transtornos, ampliar o número de especialidades atendidas no Centro de Especialidades Médicas, reestruturar o Estatuto e o Plano de Carreira do Magistério e dos Servidores da Educação. “Pretende, ainda, entregar a Escola Municipal Reverendo Mário dos Santos, no bairro Nova Fabriciano, que oferecerá atividades olímpicas”, promete.

Além da entrega da Cidade da Melhor Idade e implementação da execução articulada dos serviços de Instituição de Longa Permanência; licitação para a nova concessão do transporte coletivo público municipal e garantir a modernização da frota de ônibus; início da construção do Parque Municipal APA da Biquinha.

Banco de Alimentos
Já a médio prazo, “vamos ampliar o Banco de Alimentos; criar a Secretaria de Esporte e Lazer; ampliação de monitoramento nos pontos vulneráveis e praças com o sistema de segurança CFTV; realizar auditoria no contrato de programa com a Copasa e um novo contrato para abastecimento de água e saneamento; asfaltamento de ruas de terra, com pavimento de pedra ou com intertravado em mau estado; ampliação das ações de projetos de acesso à habitação por meio do programa Fabri Meu Lar, com o lançamento de 500 novas UH. Incentivo ao segmento de turismo de negócios e eventos; com a diversificação da oferta dos atrativos turísticos”, conclui.

“Sei o que precisa ser feito”, afirma Dra. Stella Nunes

O Diário do Aço conversou com Dra. Stella Nunes, candidata do MDB nas eleições majoritárias em Coronel Fabriciano. Ex-mulher do atual prefeito Marcos Vinicius Bizarro, ela, pediatra, é figura pública e conhecida na área médica. Confira suas ideias.
Divulgação
Segundo Stella, seu propósito é maior: “Uma missão que veio do céu”Segundo Stella, seu propósito é maior: “Uma missão que veio do céu”

Stella afirma ter lançado seu nome porque a cidade “começou a parar”. Um exemplo claro, segundo ela, é o contrato de concessão do transporte público, que venceu em outubro do ano passado. “A prefeitura só iniciou estudos para uma nova licitação agora, nas vésperas da eleição, e ainda sem previsão para a conclusão ou implantação. Outro ponto crítico é a situação dos serviços da Copasa, concessão que segue sem solução, sem nenhuma medida concreta. Por isso, também, sou candidata”, revelou.

Por que votar em Stella?
Questionada sobre o porquê o eleitor deve escolher seu nome, Stella Nunes pontua que não está fazendo oposição. “Somos uma alternativa sólida e verdadeira ao nome que foi apresentado pela atual gestão. Como todos sabem, fiz parte desta administração até março deste ano, quando anunciei minha pré-candidatura. Desde então, aqueles que estão habituados ao poder e não se preocupam verdadeiramente com os interesses da cidade tentam me distanciar dos princípios que norteavam os avanços conquistados pela cidade”, lamenta.

Salienta que, “meu compromisso é dar continuidade aos projetos que estão funcionando e trabalhar firme para corrigir as falhas e fazer com que nossa cidade siga em frente e tenha uma administração de excelência. Temos um propósito maior, uma missão que veio do céu. Estamos aqui para servir, é o meu sacerdócio. Sou médica e diariamente vejo as dores das pessoas. Como mulher, mãe, pediatra e participante ativa da política de Fabriciano desde 2014, sei o que precisa ser feito e estou plenamente preparada para assumir esse desafio”, enfatiza.

As ações imediatas serão...
Caso seja eleita, Dra. Stella reafirma que o seu compromisso é “aliviar o sofrimento dos menos favorecidos e promover a humanização no atendimento aos cidadãos fabricianenses”.

Segunda ela, as obras e serviços que estão funcionando bem serão mantidos, assim como será ampliada a atuação nas áreas que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

Para tanto, sua gestão começará investindo na Saúde e na Educação. Além disso, irá instituir a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria de Esporte e Lazer, além da Secretaria de Cultura e Turismo, com o principal objetivo de abrir novas possibilidades de desenvolvimento humano e de vida digna para os que mais precisam do apoio público.

Muito a fazer
“Claro, com o objetivo imediato de oferecer suporte e promover oportunidades para um futuro melhor em que as pessoas possam se desenvolver de forma autônoma. O meu lema é claro: ‘Nada está tão bom que não possa melhorar’”, reforça. Ela diz ainda que a cidade avançou, mas ainda falta muito a fazer. “A nossa cidade não tem crescido, a população permanece praticamente a mesma há mais de 10 anos, o que deixa claro a falta de oportunidades. É por tudo isso que estou como candidata: quero transformar a cidade, para que toda a população possa avançar junta. Meu compromisso é com Coronel Fabriciano”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário