
06 de setembro, de 2024 | 17:02
Descarte irregular de lixo à margem da avenida Usiminas gera reclamação
Enviada por leitor
Animais mortos, resíduos de reformas de casas, móveis velhos e outros inservíveis foram jogados em área de preservação

Moradores do bairro Bom Retiro em Ipatinga reclamam do acúmulo de entulho despejado de forma criminosa à margem da avenida Usiminas, entre os bairros Bom Retiro e Bela Vista, atingindo inclusive a mata ciliar do rio Piracicaba. Conforme relata ao Diário do Aço um dos moradores, que pediu para não ter o nome divulgado, há menos de três meses foi feita a limpeza no local, pelo serviço público, mas o entulho voltou a aparecer ao longo do acostamento da via.
Passo sempre neste trecho, onde faço minha caminhada matinal. Vejo isso e sinto uma tristeza enorme. Vi essa mata ciliar ser cuidada ano após ano, e o que impressiona é que a natureza não representa nada para pessoas que fazem esse tipo de descarte do lixo que gera”, afirma o cidadão.
Outro morador afirma que os resíduos são lançados sempre à noite, quando é menor o movimento de veículos na avenida Usiminas. Flagrei três homens jogando um colchão de molas aqui. Olharam de forma ameaçadora, quando reduzi a velocidade da moto. Eu tinha que pegar serviço no hospital e segui o meu caminho”, relata outra testemunha.
O primeiro morador também observa que parece haver uma falta generalizada de educação em relação ao descarte de lixo na cidade. Os coletores passam três vezes por semana nos bairros, dia sim, dia não. Se passam às 14h de um dia e recolhem as sacolas das lixeiras, no outro dia a mesma lixeira está transbordado de sacolas cheias de lixo novamente. Para muitos moradores é impossível ficar um dia sem descartar seus resíduos? Já residi em outras cidades e era normal que o lixo fosse tirado de casa somente nos dias de coleta. Essa falta de noção e respeito à natureza se repete aqui, na beira da mata ciliar”, conclui.
O que diz a administração
Sobre a situação mencionada de descarte irregular de lixo à margem da avenida Usiminas, entre os bairros Bom Retiro e Bela Vista, a administração de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), informa que a limpeza neste local é realizada periodicamente.
Infelizmente, apesar dos esforços da Prefeitura, algumas pessoas continuam despejando lixo e entulho em áreas impróprias. A administração conta com o apoio dos cidadãos para a realização de denúncias, que podem ser feitas por meio do aplicativo "Fala Ipatinga", da Ouvidoria Municipal pelo telefone 3829-8156, ou pelo e-mail [email protected]”, explica.
Ainda conforme a nota, nos próximos dias está programada mais uma ação de limpeza à margem da avenida Usiminas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Ipatinguense
09 de setembro, 2024 | 12:05Infelizmente a educação e conscientização dos moradores de Ipatinga está degradada. Nesse intervalo entre Bom Retiro e Hospital, realmente é uma vergonha. A prefeitura faz a parte dela, limpando as áreas e coletando todo o material descartado. No dia seguinte, vem pessoas de outros bairros também e começam a fazer o descarte. No bairro onde moro, no dia que fazem a coleta de lixo, vizinhos colocam o lixo deles na calçada da minha casa ao invés de deixarem na calçada deles. A quem devo estar procurando para fazer este tipo de denúncia? A administração da cidade tem que começar a vistoriar com mais frequência e começar a multar os infratores, pois só quando acontece isso, os indivíduos irão talvez a começar a tomar vergonha na cara.”
Jane
07 de setembro, 2024 | 20:29Infelizmente Ipatinga é um vale tudo. Recebe muita gente de outras localidades e infelizmente a geração nascida aqui é muito mal educada, pouca cultura, lê pouco ou nada, vem de pais igualmente grosseiros que não ensinaram o básico de respeito ao meio ambiente. Além desta localidade o Ribeirão Ipanema voltou a receber esgoto sem tratamento de construções ilegais próximas a pontes e na área que deveria ser de preservação do curso de água. Na altura da Manaain é notória a agressão ao Ribeirão Ipanema. É triste de ver.
O povo de Ipatinga é um dos mais mal educados de Minas Gerais em todos os aspectos. Ipatinga não assimilou nada da cultura japonesa que aqui esteve na fundação da Usiminas. É bar usando praças para colocar mesas e cadeiras (no espaço público), trailers de lanche em estacionamento, gente que vende churrasquinho jogando brasa em gramados e até óleo usado (super tóxico) para o solo; no bom retiro que já foi um bairro bonito aquelas largas claçadas estão sendo agredidas por construções horrorosas feitas por comerciantes sem escrúpulos. mas numa terra que tomar cerveja em qualquer canto é mais importante do que respeitar paisagismo e paisagens, área públicas. Se Ipatinga tivesse um prefeito de verdade todos este problemas já teriam sido atacados. Mas se os prefeitos e vereadores tem medo de atuar deve ser porque a maioria do eleitorado gosta de balbúrdia. Sonho com uma cidade com menos cidadãos DE bem e mais cidadãos DO bem! Em tempo, não chamem estes criminosos ambientais de porcos! Não ofendam os pobres porcos que vivem muitas vezes na sujeira por culpa de criadores humanos.”
Jorge
07 de setembro, 2024 | 09:24No bom retiro comerciantes utilizam espaço público fecham e quebram as calçadas com automóveis de oficinas... um absurdo... todos os prefeitos nunca fizeram nada... pois perde popularidade e votos...”
Wanderlei
07 de setembro, 2024 | 09:15Acho que a prefeitura tem que colocar mais lixeiras nas ruas ( principalmente no centro de Ipatinga) e que deveria haver um trabalho conjunto entre a polícia, prefeitura, poder judiciário. Dar condições para que os cidadãos tenham seus direitos e cobrança de seus deveres, poderia haver câmeras para identificar estes poluidores e uma ação rápida dos poderes em multar com prazo de 15 dias para pagar, depois disso, bloquear os bens destes indivíduos para priorizar o pagamento da multa. Os países que tem suas cidades limpas não tem nada haver com cultura, lá as leis funcionam e são rápidas,fica muito caro fazer coisas erradas.”
Amadeu
07 de setembro, 2024 | 08:59Bom dia
Não é só no Bom Retiro,faço caminhada no ideal e vejo pessoas jogando entulho na rua onde Colocaram os poste novos, esse pessoal não tem educação. A PM deveria colocar uma ronda após as 18hs ....kd a guarda municipal que ficam andando de carro pra cima e pra baixo...ponha esse pessoal pra fiscalizar esses locais.
Até”
Cidadão
07 de setembro, 2024 | 06:42Concordo com um dos reclamantes da reportagem, Ipatinga é mesmo uma cidade de gente sem educação. É a cidade onde mais se vê lixo pelas ruas, nao porque não limpam, mas sim porque o povo joga lixo onde não se pode e fora dos dias de coleta. Tem ciclovia como Macapá, Selim José de Sales e Livramento que mais parece um lixão a céu aberto. É por todo lado, bairro mais rico, mais pobre, é lixo por todo lado. Gente porca!!!”
Antônio
07 de setembro, 2024 | 06:38Originário do Bom Retiro ou do Imbaúbas. Passei aí e vi indícios de material retirado de um enderelço no Bom Retiro. Tem material de fontes diferentes. Veio de vários lugares, mas com certeza uma parte é do endereço no Bom Ré. Só gastar dinheiro público para limpar não resolve, tanto que a prefeitura já limpou este ano e voltaram a poluir. Tem que investigar, identificar e multar.”
Alexandre Nolasco
07 de setembro, 2024 | 05:33Eu morei no Imbaúbas quase toda minha vida e lá tbm tinha lixo jogado do lado que se vê o "caça e pesca" e morei no Ideal é na segunda rótula , era um. Lixão a céu aberto . E assim todo bairro deve ter sua história. Infelizmente o ser humano não valoriza os benefícios que Deus nos concedeu . Aqui em Santa Catarina , aquele lance de estado educado cultura europeia, etc pra mim já era . Os valores estão acabando . Fim dos tempos...”
Soter Augusto de Oliveira Netto
06 de setembro, 2024 | 23:33Se quiserem descobrir os autores é muito fácil. Normalmente no luxo há o endereço em alguma correspondência. É preciso pesquisar no próprio lixo.
Instalar câmeras também é barato e eficiente.
Mas é preciso que a prefeitura queira resolver.”
Eu Eu Mesmo e Irene
06 de setembro, 2024 | 19:22Estes que jogam lixo onde não deve são os mesmos que reclamam dos políticos. São uns lixos e uma ameaça para a sociedade. Se puderem, farão coisas piores.”
Justiceiro
06 de setembro, 2024 | 19:09Pode ter certeza, os porcos ? são de um desses três bairro, das águas, bela vista, ou do bom retiro ninguém vai sair de longe pra descartar lixo neste local”
Jovino
06 de setembro, 2024 | 18:33Punição, tem que multar, compensação para pagar retirada, três vezes mais, porisso deve o governo municipal continuar incrementando as câmeras de monitoramento, usar inteligência artificial, para identificar e punir.
E necessário, é urgente.”
Leitor
06 de setembro, 2024 | 18:02Nada acontece pq não fiscalização e nem autuação!
Prefeitura de incompetentes”
Joao
06 de setembro, 2024 | 17:52Varias ruas são depósitos de lixo no bom retiro, prefeitura não tem fiscalização, Fácil saber quem jogo e prefeitura não toma atitude... Em frente ao Jabaquara, reta d a usina e clube do Industrial também sempre tem lixo, entulho...”
Viana
06 de setembro, 2024 | 17:22Não é de hoje dque descartam lixo doméstico...resto de material de construção.....e tudo o que é porcaria e, nada acontece.....
É um absurdo....”