05 de setembro, de 2024 | 17:02

Desabastecimento de água no período de seca gera reclamação

Arquivo
Moradores de alguns bairros de Ipatinga reclamam de até seis dias de desabastecimento Moradores de alguns bairros de Ipatinga reclamam de até seis dias de desabastecimento

Em meio ao período eleitoral, um áudio do prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), direcionado a um secretário municipal circula nas mídias sociais. No material ele expressa a indignação com a falta d'água em bairros de Ipatinga. “É um absurdo o que a Copasa está fazendo... Tem bairros que estão há seis dias sem água...”. O áudio refere-se à falta de água em áreas específicas da cidade, um problema que persiste há anos, especialmente nas regiões mais carentes.
A orientação é que a equipe de governo vá à Copasa reivindicar uma solução para o desabastecimento, que atinge a população. Segundo o prefeito, a situação piorou desde que a administração municipal lançou o edital para a nova concessão de água e esgoto no município.

Ainda no transcorrer do áudio, Gustavo Nunes afirma que um superintendente da Unidade de Negócio Leste (UNLE), ligado à concessionária, estaria ignorando as solicitações da administração para sanar o problema. “Mas por que falta água só no Planalto, no Nova Esperança e no alto do Bom Jardim?”, questiona o prefeito, referindo-se ao comportamento da empresa em bairros específicos que sofrem mais com a falta d'água muitas vezes por dois, três ou até sete dias consecutivos.

Ação na Justiça
O governante menciona também uma ação judicial movida pelo município de Ipatinga e obriga a Copasa a prestar atendimento aos bairros com o abastecimento, mesmo que com caminhão-pipa, e questiona o fato da empresa ter recorrido alegando que a falta de água se deve a fatores como o calor, aumento no consumo e o período de seca. “Estão fazendo politicagem, só porque estamos no período eleitoral agora”, concluiu o prefeito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Catarino Ferramenta Ex Petista

06 de setembro, 2024 | 08:25

“Zema está sucateando as estatais, afim de criar fúria na população e depois ter apoio para rifar elas a preço de banana para seus financiadores de campanha.
Fora Zema.”

Oliveira

06 de setembro, 2024 | 07:42

“Excelente comentário Jane! Pena que mesmo assin, ninguém irá mudar a sua postura. Corta-se árvores sob a alegação de que suas raízes danificam o passeio. Fogos são justificados devido ao medo de animais peçonhentos. As energias renováveis degradam o meio-ambiente que fornece toda a matéria-prima, não sendo renovav”

Oliveira

06 de setembro, 2024 | 00:39

“Senhor prefeito indique por favor, as áreas que foram recuperadas em seu governo após as queimadas. Sito o morro da Usipa que está com a vegetação a seu redor desaparecendo e com isso as nascentes. Nenhum governo tem esta iniciativa e o senhor não foge a regra. Este governo só gosta de lacrar assim como os demais representantes da pátria, família e Liberdade. Usam as redes sociais para promoverem as fake news. Só se equiparam ao grupo do PT e zero a esquerda, o ex-prefeito Robson. Esqueci de mencionar o representante do Zema que acha que pode tratar a população como tratou a polícia militar. Finalizando, ainda tem a apoiadora do grau e paraquedista oportunista, sem cargo político a Alê Silva. Credo!”

Oliveira

06 de setembro, 2024 | 00:31

“Prefeito, faço das suas palavras, as minhas. Estão fazendo politicagem com a água e o senhor é o responsável. Com a seca inédita deste período, o senhor deveria cobrar que a concessionária avise quando e por quanto tempo irá faltar água. No mais, esta é a nossa realidade, um prefeito que gosta de lacrar, lembrando que a Copada poderá e deverá participar da licitação e se não for a única. Por outro lado, sendo empresa privada, comprará água da própria Copasa que abastece todo o Vale do Aço. Assim sendo, será apenas um atravessador que aumentar o preço cobrado que cheia de impostos municipais.”

Eu Eu Mesmo e Irene

05 de setembro, 2024 | 20:12

“Quem mais reclama é quem mais gasta. A água daqui a umas décadas será objeto de luxo. Só daremos valor quando a fonte secar. E secará com certeza. Nós gastamos muita água varrendo calçadas como se adiantasse alguma coisa.”

Jane

05 de setembro, 2024 | 18:19

“Desde há muitos anos nós temos faltas de águas recorrentes em Ipatinga.. agora no período eleitoral Esse prefeito vem com mais uma de suas encenações sendo que nos últimos 4 anos ele não fez absolutamente nada em relação à recuperação de Nascentes cuidar Ribeirões e cursos da água, investigar e prevenir queimadas, na altura da Avenida Maanaim o ribeirão Ipanema está escandalosamente cheio de restos de construção pedras e uma série de coisas que causam assoreamento.
Por outro lado na COPASA ninguém tem coragem de assumir que a nossa região está ficando cada vez com menos água disponível.

Já foi previsto há pelo menos uns 30 anos atrás ou mais que essa região se tornaria cada vez mais seca caso continuasse as agressões ao meio ambiente. Agressões essas que só aumentam diante da apatia das autoridades, políticos eleitos, candidatos completamente alienado da questão ambiental da região e a ignorância da maior parte da população que não sabem de estudos que já foi feito sobre a nossa região. E que acredita piamente que simplesmente plantar árvores na região urbana resolve. Me causa espanto também que as pessoas queiram ter água sendo que no entorno tudo está sendo queimado e claro nascentes estão sendo destruídas. As pessoas se esquecem que uma das fábricas de chuvas são as matas, árvores, bosques e florestas. Parece que as pessoas estão em guerra com relação à natureza. Até os Comerciantes acham que uma árvore na frente do seu comércio prejudica os negócios. Não conseguem ter a criatividade de ter uma fachada que se harmonize com árvores, salvo raríssimas e honrosas exceções.

Nós tratamos mal Rios, matas, bosques e florestas. E parece que ninguém está ligando as consequências as causas. Mente o prefeito que quer trazer uma outra empresa que certamente vai favorecer, mente a COPASA porque é uma empresa do Governo do Estado que não tem coragem de assumir a realidade da degradação ambiental na qual estamos imersos”

Envie seu Comentário