06 de setembro, de 2024 | 08:30
Parte dos mesários convocados para a eleição 2024 passará por capacitação
Cerca de 1.400 pessoas foram convocadas para atuar nas Eleições Municipais de Coronel Fabriciano e Antônio Dias. Os voluntários passarão por treinamento, conforme convocação enviada pela Justiça Eleitoral. A capacitação será realizada nos municípios onde eles atuarão como mesários, fiscais, dentre outras funções.
Os mesários são cidadãos, convocados ou voluntários, que trabalham na mesa receptora de votos ou de justificativa eleitoral no dia de uma eleição. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Coronel Fabriciano, Arnaldo Brasileiro, foram convocadas cerca de 1.400 pessoas para trabalharem durante as Eleições Municipais de 2024.
"Desse total, 1.200 são mesários que irão trabalhar diretamente com o eleitor, e algumas delas passarão por treinamento presencial, principalmente a figura do presidente de seção, que é a autoridade máxima dentro da sala, na seção eleitoral, no dia 6 de outubro", completou Arnaldo.
Para atuarem como mesários, os eleitores recebem treinamentos específicos e orientações de técnicos da Justiça Eleitoral, para estarem aptos a atuar no dia das eleições. A cada pleito, são convocadas pessoas maiores de 18 anos e em situação regular na Justiça Eleitoral para atuar na data da votação.
Benefícios
Arnaldo Brasileiro reforça que os mesários têm o direito de se ausentar do trabalho pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e de participar dos treinamentos ministrados pela Justiça Eleitoral para o exercício da função (Lei 9.504/97, art. 98).
Além disso, recebem auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições. "O exercício da função de mesário pode valer como critério de desempate em concurso público, caso haja essa previsão no edital", destacou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]