05 de setembro, de 2024 | 15:02

Sistema de monitoramento da Cemig identifica queimadas em tempo real

Divulgação
O Apaga o Fogo! é uma plataforma on-line?que disponibiliza imagens de florestas em tempo real para usuários cadastradosO Apaga o Fogo! é uma plataforma on-line?que disponibiliza imagens de florestas em tempo real para usuários cadastrados

A Cemig, em parceria com universidades e uma startup, desenvolveu o sistema Apaga o Fogo!, que monitora incêndios em tempo real. O sistema utiliza câmeras para identificar focos de fogo em áreas de preservação, permitindo a ação rápida de voluntários e autoridades.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até 26 de agosto de 2024, foram registrados 109.943 focos de incêndio, um aumento de 78% em relação ao ano anterior.

Criado em 2013 como parte de um programa de Pesquisa e Desenvolvimento, o sistema começou monitorando a Reserva Biológica da UFMG e foi expandido para outras áreas, como a serra Rola Moça e a mata da UniverCemig. A intenção é reduzir queimadas e evitar interrupções no fornecimento de energia causadas por incêndios florestais.

A plataforma Apaga o Fogo! utiliza algoritmos de inteligência artificial para identificar focos de fumaça e permite que voluntários se cadastrem para ajudar no monitoramento. O sistema já firmou parcerias internacionais, como uma com um site da Espanha.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário