05 de setembro, de 2024 | 14:55
Estado lança sistema para facilitar pagamento do IPVA
SEF-MG/Divulgação
Com o IPVA Digital, os motoristas podem acessar todos os débitos de seus veículos de forma mais rápida e em uma única tela
Com o IPVA Digital, os motoristas podem acessar todos os débitos de seus veículos de forma mais rápida e em uma única tela
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), lançou o IPVA Digital, um sistema que simplifica o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV). O sistema está disponível no site da SEF.
Com o IPVA Digital, os motoristas podem acessar todos os débitos de seus veículos de forma mais rápida e em uma única tela, digitando o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O sistema também permite a emissão de comprovantes de pagamento.
O sistema está conectado à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), com atualização em tempo real das condições e pendências tributárias. O pagamento pode ser feito por meio do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) ou via Pix.
Além disso, o IPVA Digital permite reunir os tributos de até dez veículos por CPF, facilitando o gerenciamento de débitos. A consulta é feita após a autenticação do CPF pelo aplicativo gov.br.
Essa é a primeira versão do IPVA Digital, que futuramente incluirá novas funcionalidades e será estendido para empresas.
Em Minas Gerais, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2024 já é exigido, e o proprietário deve estar em dia com os débitos para obter o documento.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]