05 de setembro, de 2024 | 08:00

Justiça Eleitoral alerta sobre golpe que pede atualização de dados a mesários convocados

Ascom Pará-Reprodução
Modelo de mensagem encaminhado pelos golpistasModelo de mensagem encaminhado pelos golpistas

A Justiça Eleitoral divulgou nesta semana que golpistas estão enviando e-mails solicitando a atualização de dados de mesários convocados para atuarem nas eleições municipais deste ano, marcada para o dia 6 de outubro.

Conforme comunicado divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), pessoas de diversas localidades brasileiras têm recebido e-mails suspeitos com os assuntos “[AVISO ELEIÇÕES] – Convocação para trabalhar nas Eleições Municipais 2024 – CONV.654198111/24-2-KOTEGSR-2:50:28 AM” e “[TSE][URGENTE] – Você foi selecionado para ser MESÁRIO ELEIÇÕES 2024 – EL-198237”.

No corpo de ambas mensagens é exibido o seguinte texto: “Tribunal da Zona Eleitoral municipal. Convocação para trabalhar nas eleições”. Em seguida, é solicitado o acesso ao site falso “tse-jus-br2024.online” para atualização dos dados cadastrais e obtenção de mais informações sobre a suposta convocação.

Em seguida, a mensagem afirma que a pessoa já é uma mesária “confirmada” ou um mesário “confirmado” e que, em caso de desistência, será necessário atualizar o status de comparecimento pela página falsa.

A Justiça Eleitoral esclareceu que tanto o e-mail quanto o site são falsos. “O e-mail não foi enviado pela Justiça Eleitoral, e a página não pertence ao TSE, nem aos TREs. Além disso, não existe nenhum tribunal da zona eleitoral municipal”, pontua a nota.

A convocação de mesários pode ser realizada por WhatsApp, como ocorre em Coronel Fabriciano, por exemplo, e-mail, carta e, em último caso, presencialmente. Em nenhuma hipótese a Justiça Eleitoral solicita a atualização dos dados das pessoas convocadas.

Confirmação de convocação
Para saber se foi convocada para atuar como mesária, a pessoa deve entrar em contato com o cartório eleitoral em que está inscrita ou consultar o Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do TRE de seu estado e fazer uma busca pelo seu nome. Em Minas Gerais, também é possível ligar para o Disque-Eleitor - telefone 148 e (31) 2116-3600.

Mesários na RMVA
Em Coronel Fabriciano, conforme dados disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram convocados 1.005 mesários, sendo 45% voluntários e 55% não voluntários.

Ipatinga convocou 2.168 mesários, com a grande maioria (81%) voluntários. Em Santana do Paraíso, foram convocados 305 mesários, com 77% voluntários. Em Timóteo, 93% dos 699 mesários são voluntários.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário