02 de setembro, de 2024 | 15:37
Cemig dá dicas de economia de energia para dias de temperaturas elevadas
Divulgação
Esta será a primeira onda de calor de setembro, mas ao longo do mês devem ocorrer outras, ainda mais intensas
Esta será a primeira onda de calor de setembro, mas ao longo do mês devem ocorrer outras, ainda mais intensas
O mês de setembro deve trazer novas ondas de calor ao Brasil, de acordo com o setor de Meteorologia da Cemig. Associadas à falta de chuvas em Minas Gerais, as altas temperaturas podem ocasionar aumento do consumo de energia, principalmente com o objetivo de refrescar o ambiente. Desta forma, a Cemig destaca algumas medidas que podem auxiliar na economia com equipamentos como aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e climatizadores.
O engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Thiago Batista, destaca que o ar-condicionado tem uma potência elevada e funciona de forma similar à geladeira, só que retirando o ar quente do ambiente. Por isso, recomenda que o consumidor fique atento ao tempo de utilização. Para quem pensa em adquirir um aparelho desse tipo, vale outra dica: o ideal é comparar os dados indicados pela etiqueta do Inmetro e escolher aqueles com a classificação A”, pois são os mais eficientes.
Para as residências, existem dois modelos: o do tipo janela (menos eficiente) e o Split, que é mais eficiente. Na aquisição de qualquer um deles deve-se dar preferência para aqueles cuja etiqueta indique o consumo anual provável e multiplicar pela tarifa de energia encontrada na conta de luz. Dessa forma, o consumidor terá uma boa ideia do quanto cada equipamento 'gastará' no ano, pois esse consumo foi padronizado para uma utilização típica no país", afirma.
Thiago destaca uma vantagem dos modelos split: segundo ele, este tipo de aparelho tem opções com tecnologia inverter, que é ainda mais eficiente, pois trabalha na medida certa para manter a temperatura ajustada.
O especialista lista outras dicas de economia para o uso adequado dos aparelhos de ar-condicionado. É importante manter o ambiente fechado; colocar cortinas ou persianas para evitar a incidência de luz solar; manter a temperatura em 23 ou 24 graus que é a temperatura de conforto. Essas ações contribuem para a utilização dos aparelhos de forma consciente e aproveitando seus benefícios”, afirma.
Geladeira e chuveiro
Estudos indicam que a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, principalmente, pelo seu tempo de uso e por causa do abre e fecha”. Além disso, é importante lembrar que alimentos ainda quentes não devem ser armazenados no eletrodoméstico, pois isso fará o motor do refrigerador funcionar por mais tempo, consequentemente, aumentando o consumo de energia.
Uma orientação simples indicada pelo especialista é que os clientes verifiquem o estado da borracha de vedação de refrigeradores e ajustem o termostato desses equipamentos, considerando que a temperatura do ambiente está mais alta. Se as portas não estiverem fechando corretamente, a geladeira (ou o freezer) gastará mais energia para resfriar os alimentos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]