03 de setembro, de 2024 | 06:00

Volta por cima

Fernando Rocha

A China Azul deu outro show no Mineirão, com mais de 58 mil presentes que proporcionaram renda superior a R$ 3 milhões, uma das cinco melhores do clube na temporada.

Outro fato que chamou a atenção foi o “cavalo de pau” do jovem atacante Kaio Jorge, vilão no meio da semana, após perder o pênalti que daria a vitória sobre o Internacional, para se transformar em herói e ter o nome gritado pela torcida, após fazer gol e ser um dos melhores em campo.

Toda a imprensa da capital tinha como certa a demissão do técnico Fernando Seabra, caso o Cruzeiro não obtivesse a vitória e, mais que isso, uma boa exibição do time.

A vitória de 3 x 1, mesmo que o “Dragão” de Goiás seja o lanterna do Campeonato Brasileiro, acabou com o jejum de cinco jogos sem vitórias da Raposa, agora no G-6, em 5ª lugar, com 41 pontos, mas deu também uma sobrevida ao técnico Seabra.

Mistérios do futebol
Inaceitável foi o 1º tempo de futebol horrível do Galo na vitória de virada, 3 x 2, sobre o Grêmio, na reabertura do estádio do time gaúcho atingido pela enchente no Rio Grande do Sul.

Mesmo com um jogador a mais desde os 20 minutos, o Galo de Milito foi amplamente dominado, tomou de 2 x 0, que poderia ter sido uma goleada não fosse as defesas milagrosas do goleiro Everson.

Milito não mexeu no time antes do intervalo, quando sacou Otávio, que errava muitos passes; Fausto Vera, outra vez um zero à esquerda, para as entradas de Vargas e Palacios, o que fez o time sair da preguiça em que se encontrava para pressionar o tricolor gaúcho.

Como gosta de dizer o narrador Everaldo Marques, do Sportv, “enquanto tem bambu tem flecha”, um mistério do futebol que se confirmou, pois os gols que deram a vitória alvinegra saíram nos acréscimos.

Ainda mais com a participação direta de Alan Kardec, um desprestigiado reserva que, ainda por cima, entrou no lugar de Gustavo Scarpa, um dos melhores em campo e do time alvinegro.

O Galo, com esta vitória, chega ao 9º lugar, com 33 pontos, e pôs fim ao incômodo jejum de 4 jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o que dá mais sossego para o técnico Milito corrigir os erros da equipe, pois só volta a campo daqui a 12 dias, em razão da data-Fifa para jogos das seleções.

FIM DE PAPO

Até o comentarista do Sportv/Premiere, Cabral Neto, que é de Pernambuco e não acompanha o dia a dia do Galo, “cornetou” Milito pela troca de Scarpa por Alan Kardec. Mas, por estes mistérios e surpresas que só o futebol oferece, Kardec foi decisivo para a vitória sobre o Grêmio. Na coletiva, o treinador do Galo fez rasgados elogios ao atacante, a quem chamou de “top” como profissional. Grande parte da torcida gosta de dizer que “para o Galo tudo é mais difícil”; então, essa vitória ficou rigorosamente dentro do script alvinegro.

Não pode servir de desculpa para o péssimo futebol do Galo, sobretudo no 1º tempo, mas a qualidade ruim do gramado na Arena do Grêmio interferiu no desenvolvimento do jogo. O gramado antigo ficou submerso por cerca de 20 dias e teve de ser totalmente substituído. A grama agora utilizada foi importada da Europa, visando melhor adaptação ao clima frio e úmido de Porto Alegre, mas ainda não deu tempo para atingir a condição ideal, muito pela necessidade do Grêmio de voltar a sua casa, depois de 4 meses pulando de um estádio para outro fora do Rio Grande do Sul.

A vitória sobre o lanterna Atlético-GO, sem dúvida, alivia a pressão sobre o técnico Fernando Seabra e alguns jogadores, como o craque do time, Matheus Pereira, além do jovem atacante Kaio Jorge, criticados por suas últimas atuações. Nove em cada dez cronistas mineiros, sobretudo da capital, davam como certa a troca de comando no Cruzeiro caso o time não vencesse o “Dragão” goiano. A lamentar a contusão grave do volante Japa, que sofreu uma fratura no pé direito e terá de passar por uma cirurgia nos próximos dias. Seabra ganhou uma sobrevida, pelo menos, até o dia 12 de setembro, quando o Cruzeiro volta ao Mineirão para enfrentar o São Paulo.

Ex-técnico do Cruzeiro entre março e agosto/2023, o português Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, o Pepa, está de volta ao Brasil agora para trabalhar na Série B. Vai dirigir o Sport Recife, atualmente o 10º colocado, com 32 pontos, distante 7 pontos do 4º, Vila Nova-GO, último do G-4 que garante vaga na Série A/2025. Se no Cruzeiro teve o tapete puxado, mesmo fazendo uma boa campanha, no seu novo clube a troca de treinadores é tão comum como almoçar e jantar todos os dias. “A gente sente que está bem no clube pelo roupeiro, não pelo presidente”. Joel Santana (Fecha o pano!)

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário