30 de agosto, de 2024 | 16:12
Mande bem no Enem: simulado do Unileste prepara mais de 1.300 estudantes do Vale do Aço
Nos dias 3 e 10 de novembro, mais de 5 milhões de estudantes de todo o Brasil são esperados para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das principais formas de acesso ao ensino superior no país. Com o intuito de ajudar alunos do 3º ano do ensino médio a se prepararem para o exame, o Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) iniciou na última semana, o projeto Mande Bem no Enem.Lançado em 2017, o simulado visa proporcionar uma preparação mais sólida para o exame e oferecer às escolas ferramentas para avaliar o desempenho dos alunos, bem como identificar pontos que precisam de reforço ou áreas de destaque no processo de aprendizagem.
A iniciativa, oferecida gratuitamente, neste ano abrange 10 escolas da região do Vale do Aço e conta com a participação de mais de 1.300 alunos. Os estudantes que obtiverem os melhores resultados no simulado Enem, com base em um percentual mínimo de acertos, poderão conquistar bolsas de até 100% nos cursos de graduação oferecidos pelo Unileste.
Aplicação e resultados
Os alunos participantes terão acesso ao caderno de provas e cartão resposta semelhantes aos aplicados no Enem em condições similares às do exame oficial , as correções das provas de múltipla escolha e a redação também utilizam o mesmo sistema de apuração do exame, chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Já as escolas, recebem relatórios geral e individual dos seus alunos, o que permite analisar quais conteúdos, metodologias e áreas do conhecimento o estudante, a turma ou mesmo a escola precisa de reforço ou reformulação e, também, os que têm tido bons resultados.
Os participantes também têm acesso à plataforma onde poderão conferir gabaritos, resolução das questões e outros exercícios relacionados a cada área, caso queiram se preparar ainda mais.
Preparação
Atualmente, o resultado do Exame Nacional substitui o processo seletivo da maioria das instituições públicas e privadas de todo país, além de possibilitar chances de bolsas em instituições de ensino superior particulares e a financiamentos, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Bolsas
No Unileste, os estudantes participantes do Simulado Enem 2024 têm a oportunidade de utilizar o desempenho na prova como processo seletivo de ingresso em 2025, além de poder garantir descontos de até 100%, durante toda a graduação, dependendo do seu desempenho no exame. Para outras informações sobre o projeto acesse: Unileste.catolica.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]