01 de setembro, de 2024 | 06:00
Apoio da torcida
Fernando Rocha
O apoio da torcida não tem faltado ao Cruzeiro e, hoje, não será diferente, contra o lanterna do Campeonato Brasileiro, Atlético-GO, às 11h, no Mineirão.A última parcial da venda antecipada de ingressos indicava algo próximo de 50 mil bilhetes vendidos, o que vai fazer com que o público pagante hoje supere a terceira melhor marca na competição, registrada no jogo com o Juventude, quando 46.603 torcedores acompanharam a vitória cruzeirense, por 2 a 0, no Gigante da Pampulha”.
No 1º turno, a Raposa venceu o Dragão”, por 1 x 0, em Goiânia, gol de Matheus Pereira. Hoje, é o franco favorito para quebrar o jejum de cinco jogos sem vitórias na competição e sair do meio da tabela, onde ocupa o 7º lugar, com 38 pontos ganhos.
Moral elevado
A vitória sobre o São Paulo, na última quarta-feira, devolveu a tranquilidade e aliviou a pressão sobre o técnico Milito e o elenco do Galo.
Neste confronto matinal de hoje, às 11h, contra o Grêmio, em Porto Alegre, o alvinegro entra com o moral elevado e não há motivos para o técnico Milito poupar jogadores, pois a próxima partida só será disputada no dia 12 deste mês: o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o São Paulo, na Arena MRV.
Sem o artilheiro Paulinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o Galo precisa reagir no Campeonato Brasileiro, onde faz uma campanha muito aquém das expectativas, em 9º lugar, com 30 pontos, o que não o garante na próxima Libertadores.
Este jogo vai marcar a reabertura da Arena do Grêmio, que estava fechada para reparos desde a inundação pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul.
A casa do tricolor gaúcho ainda não está totalmente recuperada e, por isso, o público permitido hoje é de 12 mil e, ainda sem o sistema de iluminação do gramado funcionando, a partida teve de ser marcada para a manhã deste domingo.
FIM DE PAPO
Vencer o lanterna Atlético-GO virou uma obrigação para o Cruzeiro, que no 1º turno em Goiânia saiu vitorioso, por 1 x 0, gol de Matheus Pereira. Se houver hoje um tropeço, ou até mesmo uma vitória apertada com fraco desempenho do time celeste, dificilmente, Fernando Seabra continuará no cargo de treinador do time. As últimas más apresentações, a pressão muito grande da torcida, além de não ser o queridinho” da nova gestão da SAF, são fatores que podem determinar a queda de Seabra, que, a meu juízo, faz um bom trabalho.
Os próximos adversários do Cruzeiro são o São Paulo, dia 15, pelo Brasileiro, e o Libertad/Paraguai, dia 18 deste mês, pela Copa Sul-Americana. Se a nova SAF quiser, este é o melhor momento para efetuar a troca de treinador, pois haveria tempo suficiente do novo comandante conhecer o elenco e tentar colocar as suas ideias de jogo. O futebol brasileiro é uma máquina de moer treinadores, o que manda são os resultados ou, como dizia o ex-técnico Jair Pereira, o certo é o que dá certo”.
No dia 27 de outubro próximo completa 20 anos da morte do defensor Serginho, revelado pelo Social, de Coronel Fabriciano, que aos 30 anos foi vítima de uma parada cardiorrespiratória, quando defendia o São Caetano, em pleno Morumbi, indo a óbito pouco mais de uma hora depois no hospital. Agora, outra tragédia registrada: a morte do defensor uruguaio, Juan Izquierdo, 27 anos, no mesmo estádio, quando defendia o Nacional-Uruguai, diante do São Paulo, pela Copa Libertadores, reacende a discussão sobre medidas preventivas a serem adotadas para evitar casos trágicos como esses.
Os atletas de alto rendimento, a exemplo da população em geral, também estão submetidos a fatores de risco para alguma alteração cardiológica. Eles não são imunes. No entanto, no caso de atleta com histórico genético, por exemplo, ao se exercitar em altos níveis de intensidade, ele pode, sim, vir a ter risco maior de desenvolver algum tipo de problema”, explica Marconi Gomes, cardiologista, médico esportivo e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Que Izquierdo e Serginho descansem em paz e que as suas partidas sirvam de alerta, a fim de que as medidas preventivas sejam ainda mais severas e evitem novas tragédias semelhantes .(Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]