29 de agosto, de 2024 | 18:00

Música eletrônica é destaque no Festival Cidade que Queremos

Ricardo Alves/Divulgação
Em 2022, o projeto ofertou workshop com o conceituado DJ brasileiro Erick Jay Em 2022, o projeto ofertou workshop com o conceituado DJ brasileiro Erick Jay
Realizado pelo Espaço Cultural Casa Laboratório, no Shopping Vale do Aço, em Ipatinga, o Festival Cidade que Queremos traz, pela primeira vez na região, um programa gratuito de formação musical com ênfase em produção eletrônica. Com direção geral de João Carlos Cardoso, coordenação pedagógica de Joab Sangi e coordenação de curso de Podeserdesligado - um dos profissionais destacados pela estética sonora na cena eletrônica de Belo Horizonte -, a iniciativa apresenta técnicas de produção musical em programas de computador, além de instigar os participantes a explorar som, gravação e automações sob um olhar artístico.

O plano de estudos é composto por cinco módulos, orientados pelos maiores nomes da cena eletrônica contemporânea latina; as artistas Nãovenhasemrosto, Apsu, Laza, Carlos do Complexo, Anti Ribeiro, Tayhana, Katia Alves e Podeserdesligado, que fez a aula inaugural da programação, na última segunda-feira (26). Serão 120h de estudos, ao longo de quatro meses, que culminarão na produção de faixas musicais, performances sonoras e do “Concerto Elétrico - mostra de projeto final dos discentes”.

Mediante edital de seleção, o projeto contemplou 25 artistas da região, oriundos de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso. Para a produção, as mais de 60 inscrições recebidas para participação no projeto “reafirmam a demanda e a importância desse programa para a profissionalização dos artistas dessas cidades”. O festival, também, vai promovar uma jam session entre os discentes e convidados, em um dos espaços da cidade a ser agendado.
Produzido e organizado por uma equipe prevalecente de pessoas LGBTQIA+, o festival reúne artistas do Vale do Aço e de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. A primeira edição do projeto idealizado pela Associação Cultural Casa Laboratório, em 2022, o destaque foi o workshop de 4 horas de duração com o conceituado Dj brasileiro Erick Jay.

Artes como tecnologia
Fundada em 2008, a Casa Laboratório é reconhecida como Ponto de Cultura pelo governo federal e como entidade de utilidade pública municipal de Ipatinga. Atualmente, está sediada no Shopping do Vale do Aço e mantém uma programação artística contínua e aberta ao público da região. A associação atua com o foco no desenvolvimento social e econômico das comunidades do Colar Metropolitano do Vale do Aço, “utilizando as artes como tecnologia para acessar e transformar os territórios das cidades. Todas as iniciativas da instituição estão alinhadas com os pilares do desenvolvimento sustentável e do bem viver”, ressalta a produção.

O Festival Cidade que Queremos é a primeira parceria entre a associação e a empresa Cartão de Todos, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento tem como objetivo principal pautar os direitos das populações aos territórios das cidades: direito difuso e coletivo de todos os habitantes, das gerações presentes e futuras; direito de habitar, usar e participar da produção de cidades justas, inclusivas, democráticas e sustentáveis. “Esse é o debate proposto pelo festival em suas iniciativas de ocupação de espaços públicos e fortalecimento de corpos socialmente impactados e invisíveis ao planejamento de urbanização dos territórios que compõem a cidade”, sustenta a assessoria.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário