29 de agosto, de 2024 | 14:09
Usiminas dá início ao Programa Mentoria para Jovens
Divulgação
Jovens entre 17 e 25 anos terão acompanhamento profissional com líderes da empresa por três meses, em Ipatinga, Cubatão e Itatiaiuçu
Jovens entre 17 e 25 anos terão acompanhamento profissional com líderes da empresa por três meses, em Ipatinga, Cubatão e Itatiaiuçu
Com o objetivo de capacitar estudantes de baixa renda e oferecer oportunidades de qualificação para o mercado de trabalho, a Usiminas deu início ao Programa Mentoria para Jovens. Foram selecionados para participar da iniciativa 31 estudantes com idade entre 17 e 25 anos, das cidades de Ipatinga, Itatiaiuçu e Cubatão (SP), conforme divulgado pela empresa.
Na terça-feira (28), os estudantes de Ipatinga e Cubatão já iniciaram a jornada no programa, com uma visita às plantas da empresa e apresentação do cronograma. O vice-presidente de Áreas Primárias, Célio Alves, e o vice-presidente Industrial Americo Ferreira Neto, deram as boas-vindas aos jovens. No dia 5/9, o Mentoria para Jovens começa em Itatiaiuçu.
Dos selecionados, 90% são negros, 77% mulheres e duas pessoas com deficiência, conforme compromisso da Usiminas com a diversidade e inclusão. Eles vão participar de seis encontros online no segundo semestre, abordando temas como gestão de tempo, autoconhecimento, soft skills, mercado de trabalho, preparação para processos seletivos e habilidades socioemocionais.
Célio Alves, que começou sua carreira como jovem aprendiz na siderurgia, salientou a importância do contato dos estudantes com líderes neste momento do processo de formação profissional. O programa é uma oportunidade muito interessante de receber orientações de líderes de uma empresa que valoriza os talentos locais. Essa é mais uma forma da Usiminas estar conectada às comunidades”, comenta.
Para Americo Ferreira, que também fez parte de um programa de aprendizagem profissional, a participação dos jovens é também um momento rico de troca para os gestores. Conhecimento e informação nunca são demais. O programa oportuniza um rico momento de troca entre empresa e público jovem, eles também têm muito a nos ensinar”, afirma.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Marcos Guimaraes
30 de agosto, 2024 | 09:36Trabalhar na Usiminas é um grande desafio nos tempos atuais. Baixos salários se confundem com a carga de trabalho alta e pouca ou nenhuma perspectiva de crescimento. Dediquei parte da minha vida a essa Empresa e posso afirmar o seguinte: A Politica de Valorização do trabalhador precisa deixar de ser um engodo Hipócrita. O Brasil é grande e quem valoriza o talento que tem, não se prende a um mercado falido como o Siderurgia brasileira.”