28 de agosto, de 2024 | 15:14
Federação Italiana sugere mudanças nas regras do futebol
A Federação Italiana de Futebol (FIGC), por meio de seu presidente Gabriele Gravina, apresentou à International Board (IFAB) uma série de propostas para "mudar e inovar" o futebol. Entre as principais sugestões estão o uso do VAR como recurso de desafio e a pausa no relógio durante cada interrupção no jogo.
A proposta da FIGC sugere que o uso do VAR passe a ser feito por meio de desafios, mas não especifica quantos desafios seriam permitidos para cada time. Outra sugestão é alterar a regra dos seis segundos para o goleiro manter a bola nas mãos, propondo que, caso a infração seja cometida, o time adversário receba um lateral na altura da marca do pênalti.
A FIGC também propõe a introdução de comunicação eletrônica entre o treinador e o capitão da equipe, justificando que as características dos estádios e condições ambientais muitas vezes dificultam a comunicação direta entre técnico e jogadores.
A Federação Italiana busca implementar essas mudanças inicialmente em torneios amadores ou de divisões inferiores, aguardando o aval da IFAB. Segundo o presidente Gabriele Gravina, as propostas têm como objetivo tornar o futebol mais atraente e dinâmico, especialmente para o público jovem.
Sobre o uso de desafios ao VAR, Gravina afirmou que a medida tornaria as revisões de vídeo mais precisas e transparentes em lances polêmicos. Já a pausa no relógio, segundo ele, garantiria que todas as partidas tivessem a mesma duração real de jogo. Gravina também ressaltou a importância de inovar para contribuir com a evolução do futebol.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]