27 de agosto, de 2024 | 15:15

Mostra no Bom Jardim promove apresentações e debate sobre cultura

Divulgação
Iniciativa buscar fortalecer políticas culturais no estadoIniciativa buscar fortalecer políticas culturais no estado
Nesta quarta-feira (28), a cidade de Ipatinga será palco da apresentação pública do Comitê de Cultura em Minas Gerais. O evento gratuito está agendado, a partir das 19h, no Centro de Convivência Esaú José da Silva (UDCBJ - avenida Orquídea 1.366, bairro Bom Jardim), reunindo artistas e agentes sociais “comprometidos com o fortalecimento das políticas culturais no estado”, informa a assessoria.

A apresentação contará com uma série de atividades que destacam a cultura regional e promovem a inclusão de diferentes segmentos da sociedade. Na abertura, um cortejo de congado com a participação de congadeiros de Ipaneminha, de Ipatinga, e do Congado de Moçambique de Timóteo. A programação inclui, também, apresentações de música, dança, circo, poesia e teatro. O encerramento será por conta do Bloco Cultural e Carnavalesco Afoxé, de Timóteo.

Na programação, também, merecem destaques duas rodadas de conversa sobre temáticas que envolvem a cultura e a sociedade: “PNAB: Estratégias de Resistência e Transformação Cultural”, para debater o fortalecimento da cultura e os desafios enfrentados pelos agentes culturais, com Ana Tereza Melo Brandão, que é coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura em Minas Gerais; e “Cultura em Movimento: Diálogos entre Conselhos e Territórios”, com representantes dos conselhos municipal, estadual e nacional de Cultura.

Rodrigo Zeferino
Evento terá atrações artísticas: ampliar o acesso popularEvento terá atrações artísticas: ampliar o acesso popular
Estão previstas novas jornadas culturais desse tipo na região, nas cidades de Santana do Paraíso, Timóteo, Coronel Fabriciano, Belo Oriente e Naque, além de Ipatinga. O Comitê de Cultura em Minas Gerais é parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). O programa visa ampliar o acesso e a participação popular nas políticas públicas de cultura.
Os Comitês de Cultura são redes estaduais de agentes, coletivos e instituições culturais. Em Minas Gerais, a articulação dessa rede é feita por quatro organizações da sociedade civil (OSC): a Agência de Iniciativas Cidadãs (Belo Horizonte), a Associação Carla Rosa (Viçosa), o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (Araçuaí) e o Espaço Hibridus Ponto de Cultura (Ipatinga).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário