27 de agosto, de 2024 | 08:50
RMVA tem queda em feminicídios no 1º semestre de 2024
Fernando Frazão/Agência Brasil/Arquivo
Durante esse mês de agosto, foram realizadas diversas campanhas contra a violência contra mulher
Por Matheus Valadares - Repórter Dario do AçoDurante esse mês de agosto, foram realizadas diversas campanhas contra a violência contra mulher
O cenário de feminicídios na Região metropolitana do Vale do Aço (RMVA) decorre de uma forma similar ao do estado de Minas Gerais, conforme divulgado pelo Governo de Minas na última semana. Um levantamento realizado pelo Diário do Aço, com base nos dados disponibilizados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a partir de registros da Polícia Civil, mostra que houve uma queda deste tipo de crime no primeiro semestre de 2024, comparado ao mesmo período em 2023.
A análise da reportagem aponta que até o mês de junho deste ano houve três tentativas de homicídios, divididas igualmente entre Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo. Já a forma consumada deste crime não foi registrada.
No mesmo recorte de tempo, em 2023 houve cinco feminicídios consumados na região, sendo três em Ipatinga, um em Santana do Paraíso e um em Coronel Fabriciano. Houve ainda uma tentativa em Timóteo e Ipatinga, cada.
Minas Gerais
O levantamento aponta que os feminicídios tiveram redução de 20,8% de janeiro a julho deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.
Foram 80 mortes contra as 101 registradas nos sete primeiros meses de 2023. Os dados também são menores que os do mesmo período de 2022 (104).
Emergência MG
A divulgação do levantamento da violência contra a mulher neste ano em Minas vai ser sucedida por uma campanha digital que colocará luz em um importante aliado das mineiras para pedidos de ajuda: o Emergência MG.
O Emergência MG é um serviço de acionamento das forças de segurança do Estado via internet, que muito pode beneficiar mulheres vítimas de violência.
Isso porque permite que qualquer vítima em potencial ou em apuros possa acionar o 190 da Polícia Militar, por exemplo, apenas teclando em chat, sem precisar usar a voz.
Por meio do serviço, a mulher também pode compartilhar fotos, vídeos e sua geolocalização, facilitando o atendimento imediato das forças e a intervenção em caso de risco.
Agosto Lilás
Durante este mês, em todo o território nacional, é realizada a campanha Agosto Lilás. O objetivo da mobilização é conscientizar a população sobre a necessidade de enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher, um problema antigo da sociedade, que apesar dos avanços em diversos segmentos, insiste em permanecer. Também é em agosto que se comemora a sanção da Lei Maria da Penha, um marco histórico fundamental para o combate à violência contra as mulheres no país.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]