27 de agosto, de 2024 | 08:00
Associação ipatinguense promove roda de conversa para discutir uso de medicamento no tratamento do TDAH
Nesta terça-feira (27), uma roda de conversa será promovida na sede da AmarTDAH para discutir sobre o impacto do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na saúde mental. O encontro, que ocorrerá às 19h, contará com a presença do psiquiatra especialista em transtornos e deficiências, Leonardo Almeida. Ele atua no Instituto Vivaz - Saúde e Bem-estar, localizado no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga.
Já a associação multidisciplinar de amparo e relacionamento às pessoas diagnosticadas com TDAH e Trissomia 21 (Síndrome de Down) está localizada na rua Carlos Gomes, número 172, no bairro Ideal. Ela foi fundada para fornecer apoio às pessoas que têm familiares diagnosticados com os distúrbios ou até mesmo para os próprios pacientes.
A presidente da associação, Ana Cristina Neves Abreu, relatou ao Diário do Aço que o objetivo da roda de conversa consiste em acolher e informar as famílias sobre a importância do medicamento correto, aliado a uma rede de apoio. O intuito é conversar sobre a importância da ação medicamentosa, do psicólogo e do apoio de grupos coletivos para interação e socialização”, afirmou.
Ana Cristina também destacou que podem participar do evento famílias e profissionais que vivenciam o transtorno em sua rotina, sendo mais especificamente profissionais de saúde e educação. Essas pessoas irão aprender técnicas que auxiliam no acompanhamento dos filhos e como lidar em eventuais crises de ansiedade ou alterações de humor. É uma roda de acolhimento para que o médico possa ouvir as dúvidas das famílias e de modo coletivo colocar as melhores intervenções para o desenvolvimento da criança ou jovem com TDAH”.
Importância
A presidente ainda complementou que a importância das rodas de conversa é proporcionar a integração entre os sujeitos e estimular a comunicação e a partilha de sentimentos, opiniões e discussões, tornando-se assim espaços de cuidados que contribuem de forma direta para a promoção da saúde mental”.
Para participar, é preciso se inscrever por meio do telefone (31) 9 9591-2681.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]