22 de agosto, de 2024 | 14:13

Unileste e OAB promovem atendimento jurídico gratuito na Praça da Estação

Divulgação
Os interessados devem apenas comparecer ao local com seus documentos pessoais Os interessados devem apenas comparecer ao local com seus documentos pessoais

Neste sábado (24), das 8h às 13h, a Praça da Estação em Coronel Fabriciano será palco da quarta edição do evento “OAB na Praça”. A iniciativa, que oferece atendimento jurídico gratuito à população, é fruto de uma parceria entre o Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Prefeitura de Coronel Fabriciano. As informações foram divulgadas pelo Unileste.

A ação tem como principal objetivo fornecer orientações jurídicas para a comunidade, com foco especial em pessoas em situação de vulnerabilidade social. De acordo com Angélica Barroso Bastos, coordenadora do curso de Direito do Unileste, a iniciativa é fundamental para garantir o acesso à justiça. "Oferecer orientações jurídicas gratuitas à comunidade é um direito fundamental, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade, e ações como o OAB na Praça cumprem um papel essencial nesse sentido. Além disso, essas iniciativas aproximam os estudantes da comunidade e reforçam o compromisso com a promoção da justiça social”, afirma.

Durante o evento, não será necessário agendar atendimento previamente. Os interessados devem apenas comparecer ao local com seus documentos pessoais. Aqueles que buscam orientação sobre processos em andamento também devem levar toda a documentação relacionada ao caso. O atendimento será realizado por estudantes do curso de Direito, supervisionados por advogados experientes, que farão uma análise detalhada de cada situação apresentada.

Núcleo de Práticas Jurídicas
O Núcleo de Prática Jurídicas e Judiciárias (NPJJ) do Unileste é um dos principais responsáveis pela realização do evento. O núcleo oferece atendimento jurídico gratuito à população de Coronel Fabriciano, atendendo, principalmente, pessoas que não têm condições de arcar com os custos de um advogado particular. Os atendimentos cobrem as áreas Cível e Penal e são realizados por estudantes do 7º ao 10º período do curso de Direito, sob a supervisão de professores.

Para acessar os serviços oferecidos pelo NPJJ, é necessário comprovar renda familiar de até dois salários-mínimos. O núcleo está localizado no campus Coronel Fabriciano do Unileste, no Bloco S. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3846-5790 ou pelo e-mail [email protected].

A edição deste ano do “OAB na Praça” reforça a importância da união entre instituições acadêmicas e profissionais para a promoção de um serviço essencial à sociedade, como é o acesso à justiça, especialmente para as camadas mais vulneráveis da população.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário