22 de agosto, de 2024 | 14:04
Celinho Sintrocel discute obras de infraestrutura no Vale do Aço com secretário de Governo
Em uma reunião realizada nesta semana, o deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB) se encontrou com o secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para tratar de temas relacionados à infraestrutura do Vale do Aço e do Colar Metropolitano. A reunião foi marcada por discussões sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana do Vale do Aço (PDDI-RMVA) e outras obras essenciais para a região, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do parlamentar.
Logo no início do encontro, o PDDI-RMVA foi um dos principais pontos abordados. O Plano, que está prestes a ser votado em segundo turno no Plenário, recebeu uma avaliação positiva tanto do deputado quanto do secretário. Celinho destacou a apresentação de uma emenda consensual que visa preservar as diretrizes dos planos diretores municipais já existentes, com ajustes futuros sendo conduzidos pela Agência Metropolitana, em conjunto com os municípios.
Outro tema relevante tratado na reunião foi o Contorno de Timóteo, obra fundamental para a melhoria do tráfego na cidade e para a ligação direta entre a BR-381 e a Zona da Mata Mineira. Celinho enfatizou a urgência na contratação de uma empresa para a elaboração do Projeto de Engenharia, essencial para a captação de recursos e execução da obra. "Sem um projeto, sequer é possível falar nos investimentos necessários. Ficamos de pés e mãos amarrados", afirmou o deputado.
Atendendo ao pedido de Celinho, Gustavo Valadares entrou em contato imediato com o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, para solicitar as providências necessárias para a publicação do edital referente ao Projeto do Contorno de Timóteo. Durante a reunião, também foi discutida a possibilidade de utilizar recursos da repactuação do Acordo da Vale, relacionado ao rompimento da barragem em Mariana, para financiar a obra.
Além disso, a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Ana Moura, em Timóteo, foi tema de debate. Celinho destinou R$ 400 mil para a infraestrutura da cidade, mas foi informado por Valadares que os recursos não poderão ser liberados antes das eleições. O secretário, no entanto, se comprometeu a tomar as providências necessárias assim que o processo eleitoral for concluído.
A situação da LMG-900, que liga Antônio Dias à BR-381, também foi discutida, com o deputado cobrando uma recuperação geral da rodovia. Valadares garantiu que o edital de licitação para as obras será lançado até o final do ano.
Por fim, Celinho abordou a necessidade de pavimentação das rodovias Revés do Belém-Vargem Alegre (LMG-425) e Córrego Novo-Bom Jesus do Galho. Gustavo Valadares prometeu a execução dessas obras, mencionando novamente a possibilidade de utilizar recursos oriundos das compensações da Vale pela tragédia de Mariana.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















