22 de agosto, de 2024 | 09:10
Mulher vence a paralisia cerebral e se torna operadora siderúrgica
Elvira Nascimento/Divulgação
Chaiane Lorena trabalhou na operação de pontes que transportavam as placas de aço na aciaria

Após vencer a paralisia cerebral e passar por 12 cirurgias, Chaiane Lorena de Jesus, 32 anos, comemora o percurso de sucesso que tem conquistado em sua carreira profissional. Mesmo enfrentando todo o preconceito na infância, ela encontrou forças para buscar formação e se tornar operadora siderúrgica na Aperam South America.
Natural de Coronel Fabriciano, Chaiane nasceu prematura de seis meses. Com o parto antecipado, desenvolveu paralisia cerebral, diagnosticada apenas quatro anos depois, quando ela não conseguia andar. Foram 12 cirurgias ao longo da vida, acompanhadas de isolamento social, dificuldades para frequentar a escola e a solidão provocada pela discriminação. Nunca me esquecerei do dia em que o pai de um coleguinha disse que ele não poderia brincar comigo porque eu tinha deficiência”, relembra.
A paralisia cerebral afetou a parte motora, porém, desde cedo, Chaiane demonstrou uma capacidade incrível de superar as limitações físicas. Em 2021, tornou-se operadora siderúrgica na siderúrgica de Timóteo, uma área que poderia ser desafiadora. Eu operava as pontes que transportavam as placas de aço na aciaria e executei com precisão um serviço complexo que muitos duvidavam que eu fosse capaz de realizar, exceto a Aperam”, orgulha-se.
Ela permaneceu nessa área por dois anos até ser transferida recentemente pela Fundação Aperam Acesita para a função de assistente administrativa. Agora, enfrenta um novo desafio. No último mês, por sua história inspiradora, Chaiane Lorena foi eleita membro titular do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Timóteo, por unanimidade.
Essa nova experiência lhe proporciona satisfação em poder ajudar a elevar a pauta da inclusão de pessoas com deficiência a um novo patamar na cidade. Como vice-presidente do conselho, Chaiane tem planos audaciosos para promover a acessibilidade no Vale do Aço e ampliar o entendimento sobre as necessidades das pessoas com deficiência.
Apoio
Em sua jornada, ela encontrou mentores que a apoiaram e encorajaram, mostrando-lhe que não há limites para suas realizações. Agradeço muito toda a força que recebi na Aperam e agora recebo na Fundação. Pensei em desistir, porque não é fácil, mas fui sempre incentivada a seguir em frente na empresa. É um ambiente muito acolhedor”, ressaltou Chaiane.
Inclusão
O diretor de Gente e Gestão da Aperam, Rodrigo Heronville, afirma que garantir esse ambiente inclusivo é uma prioridade absoluta do Programa de Inclusão com Diversidade da empresa, lançado em 2021. O programa possui cinco grupos de afinidade Pessoas com Deficiência (PCDs), gênero, LGBTQIA+, raça e geracional que atuam cooperando para a disseminação das ações previstas nos pilares estratégicos.
Ele cita alguns avanços conquistados nos últimos anos, como licença-maternidade e paternidade estendidas, geração de quase 200 vagas afirmativas, trailer de lactação, cursos de formação exclusivos para pessoas com deficiência e construção de banheiros adequados. Além disso, a empresa mais que dobrou a participação de mulheres no quadro total de funcionários, de 7% em 2019 para 17% em 2024.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Luiz Oriel Martins Lima
23 de agosto, 2024 | 12:43Uma belíssima história de luta e perseverança. Parabéns, Sucesso e Obrigado pelo exemplo”
Rx
23 de agosto, 2024 | 12:34Deus te abençoe sempre
Pra Deus tudo é possível”
Sergio Viana
23 de agosto, 2024 | 02:32Parabéns Guerreira !!!”
Josimar Valadares
22 de agosto, 2024 | 23:58Parabéns Chaiane, você é merecedora de tudo que está acontecendo,o melhor aínda estar por vir, estarei sempre torcendo e orando por você,que Deus abençoe você sempre
Abraço”
Laura Elisa
22 de agosto, 2024 | 22:43Chaiane, sua história e trajetória nos motiva cada dia mais. Parabéns pelas conquistas!!!”
José Carlos Domingos
22 de agosto, 2024 | 20:15Parabéns Chaiane, que Deus te abençoe cada vez mais, você é um exemplo de superação”
Marco
22 de agosto, 2024 | 19:40Trabalhei com ela na UNIGAL,excellente profissional e dedicada, merecedora de tudo que esta vivendo e construindo.. successo sempre”
Melksedeque
22 de agosto, 2024 | 16:17Parabéns Chaiane! Trajetória de superação.”
Ana Cristina Procópio
22 de agosto, 2024 | 16:10Parabéns, Chaiane!
Sua história de força, superação e coragem é verdadeiramente inspiradora e nos motiva a nunca desistir dos nossos sonhos. Que este seja apenas o começo de muitas conquistas incríveis na sua vida! ?”
Waine Alfenas Vieira
22 de agosto, 2024 | 13:23Parabéns. Perseverança. Persistência e SEMPRE muita determinação que você chega lá. Se você pode sonhar. Você pode realizar. Voe Chaiane”
Edson Anareli
22 de agosto, 2024 | 11:55Muito bom e importante. Minha esposa trabalhou na apai de ipatinga e participou de um projeto de inclusão. Maioria dos alunos que participaram estão empregados. Parabéns. Você merece, todos merecemos.”
Aluecir Rezende Sant'ana
22 de agosto, 2024 | 10:56Parabéns! Linda história de superação. E que Deus continue renovando as suas forças. Exemplo e incentivo para muitas pessoas em tempos difíceis.”
Geraldo
22 de agosto, 2024 | 10:47Parabéns Chaiane você é uma batalhadora, uma vencedora.”
José Serra
22 de agosto, 2024 | 09:56Parabéns, exemplos como esse é que devem ser seguidos. Não os maus exemplos de `amigos` e da internet.”
Eder Manoel do Nascimento
22 de agosto, 2024 | 09:49Parabéns Chaiane!
Com certeza sua trajetória servirá de motivação para muitos.”