22 de agosto, de 2024 | 08:00
Capoeiristas da região participam de evento nacional de capoeira
O Festival Nacional Jogos Brasileiros de Capoeira deste ano, que ocorrerá no Rio de Janeiro, terá a participação de capoeiristas do Vale do Aço. Eles fazem parte da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira (Abadá-Capoeira), situada em Ipatinga. O evento teve início nesta quarta-feira (21) e se estenderá até este domingo (25). Dentre as programações, estão competições, cursos, workshops, palestras e diversas outras atividades culturais.
No festival ocorrerá a cerimônia de graduação de dois novos instrutores formados no projeto Lutando pela vida”, da associação, que tem como objetivo expandir a prática da capoeira e seus princípios no município ipatinguense. Os instrutores são Derleon Lima (Lobinho), de 26 anos, e Deleon Silveira (Tatuagem), de 40 anos.
Em entrevista ao Diário do Aço, Ezequiel Batista dos Reis, coordenador e professor do projeto Lutando pela vida", explicou que, com o sistema de graduação, o capoeirista aprende a respeitar os outros por meio da hierarquia.
Esta ensina que há diferentes níveis de conhecimento e todos importantes nas suas particularidades. Assim como outras artes marciais utilizam as faixas com cores para o reconhecimento de níveis e hierarquia dos praticantes, a capoeira faz uso de diversos sistemas de graduação, em que cada etapa representa uma filosofia e reconhecimento do praticante. Buscando a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista, utilizando o esporte como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural, objetivando, entre outras, a profissionalização do capoeirista, procurando resgatar o valor do Mestre de Capoeira como produtor e transmissor de cultura e vivência. Tudo isso buscando o fortalecer e engrandecer o seu caráter, dignidade e valorização pessoal”, detalhou.
Dentro do nosso sistema de graduação, os docentes são responsáveis pela graduação dos seus alunos até a corda verde e roxa. A corda roxa, que se refere ao instrutor, é uma corda de alta relevância para a escola, da qual é necessário a indicação para avaliação do conselho de mestres. Ele é responsável pela gestão da organização, composto por mestres reconhecidos pela comunidade e pela escola dentro do sistema de avaliação da Abadá-Capoeira, coordenado pelo presidente fundador e mestre camisa, José Tadeu Carneiro Cardoso”, acrescentou o coordenador e professor do projeto que dá instruções às pessoas sobre a prática e cultura da capoeira.
Graduação
Ezequiel também relatou que existem vários segmentos quando se trata de graduação na capoeira, e isso varia de acordo com o grupo ou a escola. No nosso caso, a escola Abadá-Capoeira traz uma simbologia e um significado filosófico a cada corda. A corda roxa recebe como símbolo a Ametista, que é uma reflexão da continuidade da capoeira. É nesta graduação que o capoeirista procura superar a dor física, psicológica e espiritual na busca dos conhecimentos da capoeira e na defesa dos ideais da Abadá”, contou.
Reconhecimento
Ele ainda destacou que o evento será um momento único e de reconhecimento diante da comunidade de capoeiristas dos vários anos de dedicação e trabalho. Assim como um estudante na escola formal espera pelo momento da sua formatura, o capoeirista também anseia pelo momento de sua graduação, que demonstra o seu comprometimento e evolução dentro da capoeira, incentivando-o a continuar se aperfeiçoando e aprofundando seus conhecimentos”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]