22 de agosto, de 2024 | 08:00

Capoeiristas da região participam de evento nacional de capoeira

Arquivo pessoal
Deleon Silveira participará do evento que teve início nesta quarta Deleon Silveira participará do evento que teve início nesta quarta

O Festival Nacional Jogos Brasileiros de Capoeira deste ano, que ocorrerá no Rio de Janeiro, terá a participação de capoeiristas do Vale do Aço. Eles fazem parte da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira (Abadá-Capoeira), situada em Ipatinga. O evento teve início nesta quarta-feira (21) e se estenderá até este domingo (25). Dentre as programações, estão competições, cursos, workshops, palestras e diversas outras atividades culturais.

No festival ocorrerá a cerimônia de graduação de dois novos instrutores formados no projeto “Lutando pela vida”, da associação, que tem como objetivo expandir a prática da capoeira e seus princípios no município ipatinguense. Os instrutores são Derleon Lima (Lobinho), de 26 anos, e Deleon Silveira (Tatuagem), de 40 anos.

Em entrevista ao Diário do Aço, Ezequiel Batista dos Reis, coordenador e professor do projeto “Lutando pela vida", explicou que, com o sistema de graduação, o capoeirista aprende a respeitar os outros por meio da hierarquia.
“Esta ensina que há diferentes níveis de conhecimento e todos importantes nas suas particularidades. Assim como outras artes marciais utilizam as faixas com cores para o reconhecimento de níveis e hierarquia dos praticantes, a capoeira faz uso de diversos sistemas de graduação, em que cada etapa representa uma filosofia e reconhecimento do praticante. Buscando a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista, utilizando o esporte como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural, objetivando, entre outras, a profissionalização do capoeirista, procurando resgatar o valor do Mestre de Capoeira como produtor e transmissor de cultura e vivência. Tudo isso buscando o fortalecer e engrandecer o seu caráter, dignidade e valorização pessoal”, detalhou.

Arquivo pessoal
Derleon Lima é um dos instrutores que fará parte da cerimôniaDerleon Lima é um dos instrutores que fará parte da cerimônia

“Dentro do nosso sistema de graduação, os docentes são responsáveis pela graduação dos seus alunos até a corda verde e roxa. A corda roxa, que se refere ao instrutor, é uma corda de alta relevância para a escola, da qual é necessário a indicação para avaliação do conselho de mestres. Ele é responsável pela gestão da organização, composto por mestres reconhecidos pela comunidade e pela escola dentro do sistema de avaliação da Abadá-Capoeira, coordenado pelo presidente fundador e mestre camisa, José Tadeu Carneiro Cardoso”, acrescentou o coordenador e professor do projeto que dá instruções às pessoas sobre a prática e cultura da capoeira.

Graduação
Ezequiel também relatou que existem vários segmentos quando se trata de graduação na capoeira, e isso varia de acordo com o grupo ou a escola. “No nosso caso, a escola Abadá-Capoeira traz uma simbologia e um significado filosófico a cada corda. A corda roxa recebe como símbolo a Ametista, que é uma reflexão da continuidade da capoeira. É nesta graduação que o capoeirista procura superar a dor física, psicológica e espiritual na busca dos conhecimentos da capoeira e na defesa dos ideais da Abadá”, contou.

Reconhecimento
Ele ainda destacou que o evento será um momento único e de reconhecimento diante da comunidade de capoeiristas dos vários anos de dedicação e trabalho. “Assim como um estudante na escola formal espera pelo momento da sua formatura, o capoeirista também anseia pelo momento de sua graduação, que demonstra o seu comprometimento e evolução dentro da capoeira, incentivando-o a continuar se aperfeiçoando e aprofundando seus conhecimentos”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário