20 de agosto, de 2024 | 15:15
Minas já promove ações do Carnaval da Liberdade 2025
A fim de reforçar a festa do carnaval como política pública de estado, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), já antecipou o anúncio de várias iniciativas para o Carnaval da Liberdade 2025. Entre as principais novidades, está o lançamento de um edital inédito para o período de pré-carnaval, no valor de R$ 4 milhões, destinado a ações de formação e qualificação profissional da folia mineira.Estamos fazendo um investimento inédito para o Carnaval de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Pela primeira vez, teremos recursos destinados especialmente para a preparação do evento. Significa que os blocos e as atrações carnavalescas vão poder investir em cursos, oficinas, atividades culturais e ensaios”, destacou a secretária adjunta de Estado de Comunicação Social, Bárbara Botega, no anúncio do projeto.
Os projetos contemplados deverão obedecer a critérios específicos, ainda a serem divulgados, incluindo ações que prevejam o acesso ao maior número de pessoas. O edital, já disponível no site da empresa pública, vai destinar o total de R$ 4 milhões a projetos a serem realizados nas cidades mineiras, como ensaios abertos, formações e oficinas, no período anterior à folia do próximo ano.
As inscrições começaram na segunda-feira (19) e seguem até as 23h59 do dia 10 de outubro próximo. É importante que sejam ações que cheguem ao público a preços populares ou gratuitos, sendo ligadas tanto ao carnaval quanto à mineiridade”, explicou o gerente de Marketing Digital, Lucas Souto. A parceria do projeto reúne Cemig, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Atrações são divulgadas em feira no Expominas
O Carnaval da Liberdade 2025, a Cozinha Mineira e as rotas turísticas deram o tom da participação do governo estadual na Travel Next Minas, feira nacional de turismo que aconteceu no Expominas, em Belo Horizonte, no último fim de semana. Além do estande, o Auditório Mineiridade, o Palco da Liberdade e a feira Meu Negócio é Carnaval”, promovida em parceria com o Sebrae Minas, promoveram rodadas de negócios, palestras, cozinha show e apresentação de roteiros turísticos diversos.
O Carnaval da Liberdade, o Carnaval da Tranquilidade e o Carnaval das Cidades Históricas foram destaques da feira Meu Negócio é Carnaval”, que reuniu líderes e representantes de blocos, ligas, associações e escolas de samba de Minas Gerais. O espaço dedicado à cozinha mineira ressaltou, com receitas preparadas na hora pelos chefs convidados, a tradição e a contemporaneidade da culinária do estado.
Região
No Auditório Mineiridade, o pré-lançamento do Circuito de Cicloturismo Vales dos Tropeiros, que abrange os municípios de Timóteo, Marliéria, Dionísio, São Domingos do Prata e Antônio Dias em seus 196 quilômetros de extensão, foi uma das atrações. Outro destaque foi a apresentação da Rota Caminhos Franciscanos”, trecho de peregrinação que começa na Igreja de São Francisco de Assis, em Teófilo Otoni, e termina na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri, no Vale do Mucuri, e da Cordilheira do Espinhaço como novo destino do turismo de natureza no Brasil. Outra novidade foi o projeto Descobrindo a Cachaça D'Alambique”, evento que será realizado entre 11 e 15 de setembro no Mercado de Origem, em BH.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















