17 de agosto, de 2024 | 14:10

Apae de Timóteo promove semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Divulgação
Apae de Timóteo presta serviços na área da assistência social, saúde, educação e esporte especializado Apae de Timóteo presta serviços na área da assistência social, saúde, educação e esporte especializado

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Timóteo promove a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Neste ano, o tema é “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, e o evento terá início na próxima segunda-feira (19). A proposta é incentivar a reflexão sobre a trajetória da Apae no Brasil e o seu papel na luta por uma sociedade mais justa e equitativa.

Segundo a presidente da associação, Vânia Lamas, o evento é idealizado pela Apae Brasil há mais de seis décadas e surgiu com outro nome. No entanto, com o Projeto de Lei nº 5090, de 2013, foi intitulado com o nome atual e, por meio de debates, palestras e manifestações acerca das pessoas com deficiência e suas famílias, tornou-se a campanha de referência no país na luta por visibilidade e representatividade.

Ainda de acordo com a direção da Apae, a Semana Nacional é comemorada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, instituída pela Lei nº 13.585/2017, e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade brasileira acerca das necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência.

A Apae de Timóteo presta serviços nas áreas de assistência social, saúde, educação e esporte especializado. Dentro de cada área, são desenvolvidos projetos e programas para o atendimento da pessoa com deficiência, visando proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar. "As conquistas alcançadas são motivo de orgulho, mas não podemos nos acomodar, tendo em vista que ainda há muito a ser feito para garantir que as pessoas com deficiência tenham pleno acesso à educação, saúde, trabalho, esporte, arte, entre tantos outros direitos", avalia a presidente.

Programação
A Apae de Timóteo organizou várias ações com a participação das pessoas com deficiência, suas famílias, funcionários, voluntários, amigos e a comunidade em geral. O primeiro ato será na segunda-feira, às 14h, na Câmara de Vereadores. No entanto, a abertura oficial ocorrerá na quarta-feira (21), com uma programação específica para as famílias, incluindo a realização de oficinas e apresentações artísticas. "E teremos, no dia 24, sábado, a partir de 8h30 da manhã, uma carreata e motociata da Apae. Queremos levar para as ruas do nosso município, comunicando à nossa sociedade o que a Apae tem feito, seus destaques, seus trabalhos, então vai ser algo muito movimentado".

A programação se estende ao longo da semana, com a celebração de uma missa no domingo (25), na Igreja São José, no bairro Timirim, e vários eventos na semana seguinte. "Vamos encerrar as atividades no dia 29 e, dando continuidade, teremos a tradicional feijoada da Apae no dia 1º de setembro para encerrar a semana. Estamos, então, convidando nossa sociedade, nossa comunidade, para participar junto conosco", reforça a presidente.

Inclusão
Com uma proposta para reflexão e o debate saudável junto à sociedade, o respeito às pessoas com deficiência, suas necessidades específicas e a necessidade de organização para que as pessoas possam ser incluídas efetivamente são temas centrais. "No campo das ideias, é salutar que as partes dialoguem em busca de soluções e, nesse sentido, pessoas com deficiência e suas famílias precisam ser protagonistas para promovermos ações mais concretas. A sociedade é corresponsável nesse processo, razão pela qual preparamos várias ações para demonstrar a necessidade do debate e das reflexões de forma contínua", pontuou Vânia Lamas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário