17 de agosto, de 2024 | 11:00
Enem dos Concursos em Ipatinga: saiba o que precisa levar no dia da prova
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
De acordo com Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação, os aprovados devem começar a atuar no serviço público a partir de janeiro de 2025
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
De acordo com Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação, os aprovados devem começar a atuar no serviço público a partir de janeiro de 2025São esperadas 5.374 pessoas em Ipatinga neste domingo (18) para a realização da prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), popularmente conhecido como Enem dos Concursos. Os locais exatos da aplicação estão disponíveis desde o último dia 7 no cartão de confirmação de inscrição, na Área do Candidato, mesma página da internet em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.
Conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), 169.950 pessoas se inscreveram em todo o estado, e participam do certame em 21 cidades.
O Diário do Aço preparou orientações, com base em informações do MGI, sobre o que pode e o que não pode ser levado no dia da prova.
Identificação
É obrigatória a identificação com o documento de identidade original com foto. Não serão aceitas em nenhuma hipótese cópias, mesmo que autenticadas. No caso dos documentos digitais, conforme o edital, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que acontecerá na entrada da sala. Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado no seu celular, para acessá-lo mesmo sem internet. Recomenda-se testar anteriormente para se certificar que está funcionando corretamente.
Quanto ao cartão de confirmação, o MGI afirma que não é obrigatório apresentar no dia da prova, no entanto, sua utilização é recomendada para facilitar a localização da sala.
Caneta preta transparente
A prova deve ser preenchida com caneta preta transparente levada pelo candidato. Canetas de outras cores não serão aceitas. Além disso, o MGI informou que não serão fornecidas canetas, e não será permitido se comunicar para pedir durante as provas. Por isso, é recomendado que os candidatos levem mais de uma caneta reserva.
Roupas e acessórios
É recomendado o uso de roupas e sapatos confortáveis no dia da prova. Não será permitido o uso de relógio de qualquer natureza. É proibido também o uso de óculos escuros, chapéu, boné, gorro e protetores auriculares.
Eletrônicos
Conforme o edital, o candidato será eliminado automaticamente se for constatado, durante as provas, o porte e/ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, como: agendas eletrônicas e similares, gravadores, pen drive, fones de ouvido, telefones celulares, entre outros.
Envelopes porta-objetos
A Fundação Cesgranrio fornecerá envelopes porta-objetos para que os candidatos guardem o telefone celular (que deverá ficar desligado durante toda prova e não pode tocar alarmes), relógio e outros itens. Os envelopes deverão ser lacrados e identificados antes de o candidato se dirigir à carteira onde fará a prova, e deverão ser guardados embaixo da cadeira.
Os candidatos só poderão abrir os envelopes com seus pertences e ligar o aparelho celular quando tiverem saído dos locais de prova.
Alimentação
É permitido que os candidatos levem alimentos e água no dia da prova. As comidas devem estar em embalagens lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.
As provas
O CPNU vai ser realizado em dois períodos no domingo. Os portões estarão abertos duas horas antes do início das provas, sempre no horário de Brasília. De manhã, as provas começam às 9h, com fechamento dos portões às 8h30. Os candidatos têm até às 11h30 para responder às questões. Nesse período, os candidatos do ensino superior (blocos 1 a 7) terão que responder 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais, além de uma questão dissertativa. Já os candidatos do ensino médio (bloco 8) responderão 20 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, além de fazer uma redação.
De tarde, a prova começa às 14h30, com fechamento dos portões meia hora antes. A prova segue até às 18h. O nível superior terá 50 questões objetivas sobre conhecimentos específicos. Haverá uma avaliação diferente para cada bloco temático. E a prova de nível médio será formada por 40 questões objetivas.
Posse da vaga
Quem for aprovado no Enem dos Concursos deve começar a atuar no serviço público a partir de janeiro de 2025. O anúncio foi feito pela ministra do MGI, Esther Dweck, durante participação no programa Bom Dia, Ministra da última quinta-feira (15).
Esther afirmou que as convocações começam a ocorrer após o resultado final do concurso, previsto para ser divulgado no dia 21 de novembro.
A nossa expectativa é que as pessoas entrem efetivamente em janeiro de 2025, principalmente para aquelas carreiras que não têm o curso de formação como etapa da seleção. Para as carreiras que têm cursos de formação, ou seja, no dia 21 de novembro eu sei quem passou na prova, mas ela ainda precisa fazer um curso de formação, ser aprovada no curso de formação, para efetivamente tomar posse, a gente vai começar a chamar a partir de novembro já essas carreiras, para que esse curso de formação comece provavelmente também em janeiro, informou”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















