15 de agosto, de 2024 | 16:00

Eleitores da RMVA conhecem nomes registrados para disputa municipal

Terminou nessa quinta-feira (15) o prazo para que os partidos políticos, as federações e as coligações registrassem seus candidatos para concorrerem às eleições municipais 2024. De acordo com o calendário eleitoral, as inscrições para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador poderiam ser enviadas até às 8h, por transmissão via internet, ou até às 19h, em mídia entregue pessoalmente nos juízos eleitorais.

Nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso, que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), os nomes levantados pelo Diário do Aço anteriormente, para a disputa aos cargos de prefeito e vice-prefeito, já estavam no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais no início da tarde. Confira quem estava registrado até então:

Ipatinga, a cidade com mais candidatos
Divulgação
Gustavo Nunes busca reeleição em Ipatinga, desta vez, ao lado de outro vice, Pedrão  Gustavo Nunes busca reeleição em Ipatinga, desta vez, ao lado de outro vice, Pedrão

Gustavo Nunes (PL) e Pedrão da AAPI (Cidadania)
Nardyello Rocha (PSB) e Juliano Nogueira (PSB)
Coronel Edvanio (Novo) e Pastora Érica (Novo)
Heleno do Hospital (Progressistas) e Professora Mariene (Republicanos)
Alê Silva (PRD) e Dr. Rogério Leal (PRD)
Glauber Machado (PSTU) e Rair Anício (PSTU)
Dr. Michael Ribeiro (Psol) e Renan Villar (Psol)
Sebastião Quintão (MDB) e Jésus Nascimento (MDB)
O PRTB tem uma disputa interna. No site do DivulgaCand, constam dois nomes do partido: Michel Neves Winter Bolsonaro e o vice Pastor Clinton; além de Jadson e Noé da Defesa Civil, todos desta legenda, situação que será dirimida pela Justiça Eleitoral nos próximos dias.

Nomes confirmados também em Timóteo
Divulgação
Eduardo Morais e Lelé são os nomes apoiados pelo atual prefeito de Timóteo  Eduardo Morais e Lelé são os nomes apoiados pelo atual prefeito de Timóteo

Eduardo Morais (Novo) e Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha (MDB)
Dr. Renato (PL) e Ernany Duque (Cidadania)
Capitão Vítor Prado (Republicanos) e Marcelo Martins (PMB)
Vinícius Bim (PT) e Elisângela Nascimento (PT)
Delegado Jorge Caldeira (PDT) e Kayser Kurka (PDT)
Alda Castro (PSD) e Bené Perdigão (PSD)

Coronel Fabriciano: quatro nomes registrados para a disputa
Divulgação
Sadi Lucca e Ricardo Cacau são apoiados por Marcos Vinicius Bizarro em Coronel Fabriciano  Sadi Lucca e Ricardo Cacau são apoiados por Marcos Vinicius Bizarro em Coronel Fabriciano

Sadi Lucca (PL) e Ricardo Cacau (Novo)
Joaquim Xavier de Souza (Rede) e professora Tereza Elói (Rede)
Júlia Restori (PT) e Benedito Pacífico (PT)
Stella Nunes (MDB) e Diego Motta (Agir)

Santana do Paraíso terá duas candidaturas
Divulgação
Bruno Morato e Oliveirinha vão em busca de mais quatro anos em Santana do ParaísoBruno Morato e Oliveirinha vão em busca de mais quatro anos em Santana do Paraíso

Bruno Morato (Avante) e Oliveirinha (MDB)
Capitão Torres (Republicanos) e Kléo do Aviário (Podemos)

Um candidato não inviabiliza a “dupla”



Se o prefeito ou vice tiver algum problema com o registro, falta de condições de elegibilidade ou algo semelhante e que inviabilize sua participação no pleito, o problema de um candidato não afeta o outro. É o que explica o especialista em Advocacia Pública e Direito Eleitoral, Davi Oliveira Costa.

“Os registros são apurados em processos diferentes. Não existe a dependência de um para aprovar o registro do outro. O candidato com uma possível irregularidade pode ser substituído até 20 dias antes das eleições, ou, em caso de falecimento, até depois desse prazo”, esclarece.

O calendário eleitoral fixa o dia 16 de setembro (20 dias antes do 1º turno, marcado para o dia 6 de outubro) como a data-limite para que todos os pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador – inclusive os impugnados e os respectivos recursos – estejam julgados pelas instâncias ordinárias e para que estejam publicadas as decisões.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

15 de agosto, 2024 | 20:10

“A meu ver, temos dois extremos na RMVA, com 9 candidatos disputando o Poder Executivo de Ipatinga e apenas 2 o de Santana do Paraíso, que não contribuem para o amadurecimentos e fortalecimento da nossa Democracia, que sobrevive graças aos diálogos e acordos políticos entre os vários grupos sociais e políticos das nossas cidades.
No caso de Ipatinga, caso prevaleça esse número de chapas, os votos serão muito diluídos entre elas; o de Santana do Paraíso, já virou um plebiscito: vote sim ou não para avaliar e aprovar o mandato do Prefeito Dr. Bruno.
A disputa com mais equilíbrio, considerando apenas o número de concorrentes, é a de Coronel Fabriciano.
Viva o Estado Democrático (e) de Direito! Viva o Sufrágio Universal (mesmo obrigatório)! Viva aos Cidadãos Eleitores! Viva à Liberdade de Expressão e de Imprensa! Viva ao Portal e Jornal Diário do Aço!”

Envie seu Comentário