15 de agosto, de 2024 | 16:00
Eleitores da RMVA conhecem nomes registrados para disputa municipal
Terminou nessa quinta-feira (15) o prazo para que os partidos políticos, as federações e as coligações registrassem seus candidatos para concorrerem às eleições municipais 2024. De acordo com o calendário eleitoral, as inscrições para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador poderiam ser enviadas até às 8h, por transmissão via internet, ou até às 19h, em mídia entregue pessoalmente nos juízos eleitorais.Nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso, que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), os nomes levantados pelo Diário do Aço anteriormente, para a disputa aos cargos de prefeito e vice-prefeito, já estavam no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais no início da tarde. Confira quem estava registrado até então:
Ipatinga, a cidade com mais candidatos
Gustavo Nunes (PL) e Pedrão da AAPI (Cidadania)
Nardyello Rocha (PSB) e Juliano Nogueira (PSB)
Coronel Edvanio (Novo) e Pastora Érica (Novo)
Heleno do Hospital (Progressistas) e Professora Mariene (Republicanos)
Alê Silva (PRD) e Dr. Rogério Leal (PRD)
Glauber Machado (PSTU) e Rair Anício (PSTU)
Dr. Michael Ribeiro (Psol) e Renan Villar (Psol)
Sebastião Quintão (MDB) e Jésus Nascimento (MDB)
O PRTB tem uma disputa interna. No site do DivulgaCand, constam dois nomes do partido: Michel Neves Winter Bolsonaro e o vice Pastor Clinton; além de Jadson e Noé da Defesa Civil, todos desta legenda, situação que será dirimida pela Justiça Eleitoral nos próximos dias.
Nomes confirmados também em Timóteo
Eduardo Morais (Novo) e Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha (MDB)
Dr. Renato (PL) e Ernany Duque (Cidadania)
Capitão Vítor Prado (Republicanos) e Marcelo Martins (PMB)
Vinícius Bim (PT) e Elisângela Nascimento (PT)
Delegado Jorge Caldeira (PDT) e Kayser Kurka (PDT)
Alda Castro (PSD) e Bené Perdigão (PSD)
Coronel Fabriciano: quatro nomes registrados para a disputa
Divulgação
Sadi Lucca e Ricardo Cacau são apoiados por Marcos Vinicius Bizarro em Coronel Fabriciano
Sadi Lucca e Ricardo Cacau são apoiados por Marcos Vinicius Bizarro em Coronel Fabriciano Sadi Lucca (PL) e Ricardo Cacau (Novo)
Joaquim Xavier de Souza (Rede) e professora Tereza Elói (Rede)
Júlia Restori (PT) e Benedito Pacífico (PT)
Stella Nunes (MDB) e Diego Motta (Agir)
Santana do Paraíso terá duas candidaturas
Bruno Morato (Avante) e Oliveirinha (MDB)
Capitão Torres (Republicanos) e Kléo do Aviário (Podemos)
Um candidato não inviabiliza a dupla”
Se o prefeito ou vice tiver algum problema com o registro, falta de condições de elegibilidade ou algo semelhante e que inviabilize sua participação no pleito, o problema de um candidato não afeta o outro. É o que explica o especialista em Advocacia Pública e Direito Eleitoral, Davi Oliveira Costa.
Os registros são apurados em processos diferentes. Não existe a dependência de um para aprovar o registro do outro. O candidato com uma possível irregularidade pode ser substituído até 20 dias antes das eleições, ou, em caso de falecimento, até depois desse prazo”, esclarece.
O calendário eleitoral fixa o dia 16 de setembro (20 dias antes do 1º turno, marcado para o dia 6 de outubro) como a data-limite para que todos os pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador inclusive os impugnados e os respectivos recursos estejam julgados pelas instâncias ordinárias e para que estejam publicadas as decisões.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]






















Gildázio Garcia Vitor
15 de agosto, 2024 | 20:10A meu ver, temos dois extremos na RMVA, com 9 candidatos disputando o Poder Executivo de Ipatinga e apenas 2 o de Santana do Paraíso, que não contribuem para o amadurecimentos e fortalecimento da nossa Democracia, que sobrevive graças aos diálogos e acordos políticos entre os vários grupos sociais e políticos das nossas cidades.
No caso de Ipatinga, caso prevaleça esse número de chapas, os votos serão muito diluídos entre elas; o de Santana do Paraíso, já virou um plebiscito: vote sim ou não para avaliar e aprovar o mandato do Prefeito Dr. Bruno.
A disputa com mais equilíbrio, considerando apenas o número de concorrentes, é a de Coronel Fabriciano.
Viva o Estado Democrático (e) de Direito! Viva o Sufrágio Universal (mesmo obrigatório)! Viva aos Cidadãos Eleitores! Viva à Liberdade de Expressão e de Imprensa! Viva ao Portal e Jornal Diário do Aço!”