16 de agosto, de 2024 | 08:30
Tempo seco potencializa doenças e exige hidratação
Matheus Valadares
Hidratação corporal e lavagem nasal é recomendado para aliviar a baixa umidade do ar durante o período de tempo seco
Hidratação corporal e lavagem nasal é recomendado para aliviar a baixa umidade do ar durante o período de tempo secoO tempo tem sido predominante seco neste inverno em todo o estado de Minas Gerais. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o país está no período extremo do tempo seco, e a baixa umidade relativa do ar é uma característica dessa época. Além disso, uma massa de ar frio e seco está atuando sobre o estado de Minas Gerais, favorecendo os baixos índices de umidade relativa do ar nos horários mais quentes. O período exige cuidados com a hidratação entre adultos e crianças.
A médica pediatra especialista em alergia que atua em Coronel Fabriciano, Luana Lage Coelho, explica que o tempo seco facilita a desidratação, o ressecamento da pele, que é uma de nossas barreiras de defesa, e ainda o aumento da proliferação de doenças infectocontagiosas, o ressecamento dos olhos e das vias aéreas, proporcionando o aumento das doenças respiratórias. "Além de piorar doenças alérgicas em pacientes predispostos, devido à baixa umidade e ao aumento da proliferação de antialérgenos no ambiente, pioram os quadros de rinites alérgicas, bronquite e conjuntivite alérgicas", completa.
Para amenizar o quadro, é necessária uma boa hidratação, com aumento de líquidos, uso de hidratantes corporais e lavagem nasal com soro fisiológico diariamente, principalmente em crianças. "O uso de umidificadores em locais fechados ou até mesmo bacias de água ou toalhas molhadas pode melhorar a umidade do ar. Evitar ambientes fechados e poluídos, garantir ventilação adequada dos ambientes e passar pano úmido na casa diariamente são algumas medidas para amenizar os efeitos do tempo seco", recomenda Luana Lage.
Previsão do tempo
Segundo boletim do tempo divulgado pelo Inmet, a tendência é que a massa de ar frio deixe de atuar sobre o estado, permitindo a elevação gradativa das temperaturas nos próximos dias. A previsão do tempo para a Região Metropolitana do Vale do Aço, nesta sexta-feira (16), é de mínima de 14 graus e máxima de 29 graus. No sábado (17), a mínima deve ser de 15°C, chegando a 30°C no período da tarde, e no domingo (18), a previsão é de mínima de 14°C e máxima de 30°C. A tendência é que a umidade mínima seja de 35% na sexta e 30% no sábado e domingo. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o índice fique na faixa de 50%.
Massa de ar quente
A empresa Climatempo divulgou que, depois de um período de frio intenso, o Brasil se prepara para um retorno significativo do calor em amplas áreas do país. Uma nova massa de ar quente se estabelece no Brasil, com características similares às das últimas ondas de calor. A umidade relativa do ar, que já está em níveis baixos, deve cair ainda mais nos próximos dias, aumentando o desconforto e os riscos à saúde.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















