12 de agosto, de 2024 | 15:09

Centro de Atendimento Psicológico do Unileste oferece serviços gratuitos à comunidade

Divulgação
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h

O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais - Unileste oferece atendimentos psicológicos gratuitos à comunidade do Vale do Aço por meio do Centro de Atendimento Psicológico (CAP), localizado no campus de Coronel Fabriciano (Bloco B). O CAP disponibiliza atendimentos individuais e em grupo, orientação profissional, psicoterapias em diversas abordagens teóricas, avaliação psicológica, plantão e aconselhamento psicológico, além de psicologia familiar e do trabalho. As informações são da instituição de ensino.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h. É necessário agendamento prévio, que pode ser feito por telefone ou WhatsApp no número (31) 3846-5588. Já para o Plantão Psicológico, indicado para atendimentos rápidos e pontuais, não é necessário agendamento. Todos os serviços são conduzidos por estudantes dos últimos períodos do curso de Psicologia, sob a supervisão dos professores, garantindo um atendimento de qualidade e seguro.

O coordenador do curso de Psicologia do Unileste, Eustáquio Souza Jr., ressalta a importância do CAP como um local de acolhimento para todos. "Sabemos que há uma grande demanda por serviços de saúde, tanto públicos quanto privados, e que as questões relacionadas à saúde mental devem ser abordadas de forma ampla. Isso inclui a maneira como pensamos, sentimos e nos relacionamos", explica.

"As pessoas, por vezes, não se dão conta de que nossos comportamentos, emoções, sentimentos e pensamentos são fortemente influenciados pelo nosso contexto de vida desde antes do nascimento. Assim, muitas vezes, somos levados a acreditar que, individualmente, somos responsáveis por eventos que sequer estão sob nosso controle, o que pode ser uma fonte de dificuldades adaptativas em nossas vidas. Um dos papéis da Psicologia é promover a consciência desses processos e influências e estimular comportamentos de abertura, questionamento e construção de novas formas alternativas de ser e de agir no mundo", complementa o coordenador.

Débora Bretas, estudante de Psicologia e estagiária do CAP, enfatiza a relevância do suporte emocional e psicológico na atualidade. "A experiência no CAP tem sido enriquecedora. Lidar com diferentes casos e acompanhar o progresso dos pacientes demonstra a relevância da Psicologia no dia a dia. Em um momento em que os desafios emocionais e psicológicos são cada vez mais evidentes, o suporte especializado e acessível se torna crucial. Nossa missão é fazer com que o cuidado psicológico seja visto como uma prioridade, ajudando a construir uma comunidade mais forte e resiliente", ressalta.

Sobre o CAP
O Centro de Atendimento Psicológico - CAP é o espaço de referência para as atividades acadêmicas do curso de Psicologia e está atento ao seu papel social ao prestar serviços gratuitos à comunidade do Vale do Aço, oferecendo trabalhos clínicos ao público em geral. O Centro cumpre sua função pedagógica ao proporcionar ao acadêmico a articulação da teoria com a prática profissional, por meio da vivência das atividades desenvolvidas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário