
10 de agosto, de 2024 | 17:00
Oficina traça roteiros de patrimônios culturais em Ipatinga
Estão abertas as inscrições para a oficina Encontro com a História de Ipatinga”, que será realizada na próxima quarta-feira (14), às 19h, na Estação Memória, no Centro. A iniciativa propõe incentivar o estudo e o conhecimento do patrimônio local para fortalecer a identidade cultural de uma comunidade, promovendo o entendimento de suas origens e tradições”, conforme a assessoria do projeto.A oficina faz parte do projeto Roteiro Cultural: Encontro com a História de Ipatinga”, concebido pela produtora Leila Cunha e pela turismóloga Aparecida Sampaio. Nosso objetivo é inspirar os participantes a refletir e valorizar esses bens, transformando-os, através da educação patrimonial e do turismo, em espaços dinâmicos e relevantes para a comunidade”, destacou Sampaio.
O projeto também contemplará visitas guiadas, nos dias 12 e 14 de agosto, para alunos da rede municipal de Ipatinga que irão percorrer os trajetos Arquitetura e Arte” e Caminhos do Trem”. Esses roteiros contam a história de Ipatinga a partir de espaços que expressam a arquitetura aplicada na concepção de seu espaço, como também a presença e a importância da arte desde seus primórdios”, descreve a assessoria.
No roteiro Arquitetura e Arte” são apresentados os patrimônios: Fazendinha (Ferroviários), Academia Olguin (Santa Mônica), Teatro Zélia Olguim (Cariru) e Grande Hotel Ipatinga - Centro de Memória Usiminas (Castelo). O Caminhos do Trem” contempla as Ruínas Estação Pedra Mole (Cariru), as Casas dos Ferroviários (Veneza), o Pontilhão de Ferro (Centro), a Estação Memória Zeza Souto (Centro) e o Complexo Turístico Estação Pouso de Água Limpa (Veneza).
As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone 31 9838-4814 ou link no feed Instagram @finotrato.producao. O projeto Roteiro Cultural: Encontro com a História de Ipatinga” é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo no município de Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]