10 de agosto, de 2024 | 11:00

Compreensão superior

Paulo Hayashi Jr. *

O diálogo fraterno é instrumento valioso para a harmonização do ser para com o mundo e para consigo mesmo. É a forma de ouvir e compreender as agruras externas e também, suas apreensões, seus medos e ansiedades. Mais do que a imposição externa, o despertar das sementes divinas da luz. Com a quebra da sonolência interna pode o indivíduo acionar as vontades pessoais de melhoria, de aproximação e comunhão com os seres superiores. Apenas com este despertar que as forças edificantes são movimentadas com vigor e reverência ao Criador. Cabe à educação desenvolver esta consciência com propriedade e segurança.

Compreender é um exercício de comunhão, de pacificação e de instrumentalização da melhora. Por meio da comunhão, há a ligação da pessoa para com Deus e também, com o irmão que necessita de apoio. Entretanto, cautela para não exercer a tirania da imposição. É preciso respeito, ainda que os conhecimentos sejam assimétricos. Com isso, há também o exercício da tolerância e da paz. É acalmar a si e acreditar nas forças divinas para que tudo ocorra bem.
“Compreender é um exercício de comunhão, de pacificação e de instrumentalização da melhora”


Muitas vezes, apenas pelo passar do deserto interior que se fortalecem as forças pessoais, bem como a fé. Há então a própria percepção das necessidades de reforma íntima e o aprimoramento pessoal. Também são valiosos os esforços da caridade, pois apenas corações afins com Deus podem se intercambiar sem maiores problemas das farpas do ego, do orgulho e da vaidade. Enfim, a compreensão faz parte do caminho de perdoar e amar a todos.

* - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

10 de agosto, 2024 | 19:49

“Quem ama obedece. O estabelecimento de critérios para aceitar, questionar e descartar idéias e resultados é um grande passo pra desvendar os grilhões de amarras e obstáculos que a vida oferece. Se aparecer na sua frente um obstáculo, -de duas uma: ou vc o contorne ou vc o pule. Rs.”

Envie seu Comentário