09 de agosto, de 2024 | 14:45

Avião que caiu em São Paulo esteve no Vale do Aço na última segunda-feira

Conforme o governo municipal de Vinhedo, todos os 62 ocupantes da aeronave morreram

Reprodução de vídeo
Aeronave caiu em um terreno particularAeronave caiu em um terreno particular
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A aeronave modelo ATR-72, de matrícula PS-VPB, operada pela Voepass, e que caiu no município de Vinhedo, em São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (9), vitimando todos os 62 ocupantes, fez dois voos entre Santana do Paraíso e Congonhas na última segunda-feira (5).

Conforme os dados levantados pelo Diário do Aço, a partir de informações disponibilizadas pelo site Flightradar 24, o avião saiu de São Paulo às 10h45 e aterrissou no Aeroporto Regional do Vale do Aço às 12h05 do dia 5. A decolagem com destino a Congonhas ocorreu às 12h56, aterrissando com sucesso às 14h46.

O acidente
Conforme divulgado pela Voepass, antiga Passaredo, companhia aérea responsável pelo voo, haviam 62 pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes. Ele saiu de Cascavel, no Paraná, por volta das 12h, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, mas antes de chegar ao destino final, caiu em Vinhedo, há cerca de 85 km do aeroporto destino. A administração do município paulista confirmou que todas as pessoas a bordo morreram.

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil deslocaram para o local assim que receberam o chamado. Os hospitais da região ficaram em situação de “alerta”, para caso fosse preciso atender os possíveis feridos.

Voepass lamenta
A Voepass lamentou o ocorrido por meio de nota, e informou que ainda não há informações de como ocorreu o acidente. A empresa acrescentou que está prestando apoio a todos "os seus passageiros, familiares e colaboradores".

Investigação
Peritos da Força Aérea Brasileira (FAB) foram deslocados para o local da queda do avião, conforme informado pelo próprio órgão. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável pela investigação de acidentes e incidentes aéreos, também confirmou que deslocou profissionais para atuarem no caso.

Lula pede um minuto de silêncio
Durante visita a Santa Catarina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu um minuto de silêncio às vítimas da queda do avião comercial.

"Queria ser o portador de uma notícia muito ruim e queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio porque acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e 4 tripulantes. E parece que todos morreram. Queria pedir um minuto de silêncio para as vítimas".


Veja vídeos do momentos da queda




Reprodução

Investigação
Peritos da Força Aérea Brasileira (FAB) foram deslocados para o local da queda do avião, conforme informado pelo próprio órgão.

“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP)”, informou a entidade em nota.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável pela investigação de acidentes e incidentes aéreos, também confirmou que deslocou profissionais para atuarem no caso.

"Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência", informou o órgão.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Aviador

12 de agosto, 2024 | 07:18

“A operação do modelo ATR-72 começou em 1988, embora o avião que caiu na 6ª feira tenha sido fabricado em 2010. Desde o voo inaugural, foram registradas 403 ocorrências envolvendo o avião, dentre elas 66 acidentes, com 532 mortes. Somente no Brasil, foram 33 ocorrências, nenhuma com registro de mortes, até a última 6ª feira.

Eis os acidentes com maior número de vítimas envolvendo o ATR 72:

Janeiro de 2023: 72 mortes ? ATR 72-500 da Yeti Airlines, em Pokhara (Nepal);
Novembro de 2010: 68 mortes ? ATR 72-212 da Aerocaribbean, em Guasimal (Cuba);
Outubro de 1994: 68 mortes ? STR 72-212 da American Eagle, em Roselawn (EUA);
Fevereiro de 2018: 66 mortes ? ATR 72-212 da Iran Aseman Airlines, em Yasuj (Irã);
Agosto de 2024: 62 mortes ? ATR 72-500 da Voepass, em Vinhedo (Brasil).

https://www.poder360.com.br/brasil/atr-72-aviao-que-caiu-em-vinhedo-voa-desde-1988-e-ja-teve-66-acidentes-e-532-mortes/”

Jota

09 de agosto, 2024 | 22:58

“Aos familiares, parentes e amigos dos ocupantes do ATR, nossos sentimentos. Peço a Deus, o conforto.
Já voei muito nesse equipamento. Uma aeronave segura. Infelizmente esse lamentável fato no dia de hoje (09/08/24).
Os órgãos responsáveis, darão as respostas necessárias.
Nossa região é atendida por essa aeronave.
Que triste.”

Mrsldp

09 de agosto, 2024 | 20:08

“Primeiramente sentimentos às famílias das vítimas do acidente aéreo. De fato um tragédia que merece investigação e mitigação das causas para que não volte a ocorrer. Em segundo, o complexo de superioridade de alguns cidadãos nos comentários (que suponho ser ipatinguense) distorcendo o espaço tempo da reportagem, que afirma, e todos nós que moramos no Vale do Aço sabemos, que Ipatinga não tem aeroporto. Este terminal de grande importância situado em nossa região é de uso de todas as cidades/cidadãos mas não podemos deixar de reconhecer que fica em nossa querida e próspera Santana do Paraíso, município que mais se desenvolve no Vale do Aço e que abre os braços pra todos nós. Tem uma bela placa no terminal escrito: Aeroporto Regional do Vale do Aço.”

Cidadão

09 de agosto, 2024 | 17:21

“Infelizmente a frota área Brasileira possui muitas aeronaves velhas e ultrapassadas que ainda são permitida pelo cenipa e demais órgãos a continuar a fazer vôo..Muito triste por essa tragédia,uma ocasião
fui ao aeroporto de Ipatinga eu assustei com o barulho dos motores de um avião bem antigo tipo esse...Meus sentimentos a todos que perderam seus entes queridos.”

Pessimista

09 de agosto, 2024 | 16:54

“Com os bairros surgindo nas proximidades do aeroporto que está em processo de expansão pra receber aviões maiores...melhor nem comentar.”

Misericórdia

09 de agosto, 2024 | 15:03

“Essa aeronave estava aqui em Ipatinga segunda feira, 5
Fez o voo GRU- IPN- GRU”

Envie seu Comentário