08 de agosto, de 2024 | 08:00
Vale do Aço está sob alerta de baixa umidade relativa do ar
A Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) está sob perigo potencial de baixa umidade relativa do ar. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no fim da manhã desta quarta-feira (7).
O comunicado pontua que a umidade pode variar entre 30% e 20%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para o organismo humano é que esse indicativo fique entre 40% a 80%.
Ainda conforme o órgão nacional, na próxima sexta-feira (9) e sábado (10), o mínimo da umidade pode chegar a 30%. O máximo pode ser de 80%. O horário mais crítico é no período da tarde, principalmente entre às 15h e 16h.
Entre os sintomas que podem ser sentidos pelas pessoas durante este período, destacam-se a dor de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados, ressecamento da pele e cansaço.
A condição também dificulta a dispersão de gases poluentes, que agravam a situação e provocam o ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando a pessoa mais vulnerável a crises de asma e a infecções virais e bacterianas.
Instruções
O Inmet orienta a população a beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]