05 de agosto, de 2024 | 16:42
Peças colocadas no ''tabuleiro eleitoral'' de Timóteo
O período de convenções partidárias em Timóteo rendeu seis candidaturas ao cargo de prefeito. Nesse primeiro filtro”, digamos assim, os eleitores tomaram conhecimento dos nomes que poderão pleitear a cadeira de chefe do Executivo. Mas nos próximos dias as negociações e alinhamentos podem alterar esse cenário, o que é comum em todos os pleitos, com alguma desistência ou apoio a algum outro nome no processo.
Antes das convenções, eram anunciados como pré-candidatos Eduardo Morais (Novo), Renato Araújo (PL), Capitão Vitor Prado (Republicanos), Vinícius Bim (PT), Jorge Caldeira (PDT), Alda Castro (PSD) e professor Wescley Lisboa (União Brasil). Lisboa não irá mais disputar, já que seu partido agora compõe a chapa de Renato Araújo.
Confirmações nas convenções
Capitão Vitor Prado foi o primeiro referendado como candidato do partido à Prefeitura de Timóteo, ainda no mês de julho. Como vice, foi indicado o nome de Marcelo Martins (PMB). A chapa foi confirmada nas convenções dos partidos, realizadas na tarde do dia 20/7.
Após a definição da candidatura de Vitor Prado, entre quinta-feira (1) e domingo (4), foram realizados os demais encontros de correligionários. Eles concordaram com as escolhas feitas e aprovaram, além dos cabeças de chapa, os vice-prefeitos.
Eduardo Morais, que tem o apoio do atual prefeito Douglas Willkys, terá Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha ao seu lado; Renato Araújo definiu Ernany Duque (Cidadania) para a candidatura a vice-prefeito.
Vinícius Bim e Elisângela Nascimento são os nomes do PT; Jorge Caldeira e o pediatra Kayser Kurka formam a chapa puro-sangue do PDT; já Alda Castro estará ao lado do candidato a vice-prefeito, Benedito Ferreira Perdigão, o Bené Perdigão, do mesmo PSD.
Nomes conhecidos
Eduardo Morais foi secretário de algumas pastas no atual governo timoteense e estampa noticiários já há algum tempo. Renato Araújo é médico, foi vice-prefeito de Keysson Drumond, é filho de Guaraciaba Martins, que foi vereadora em Timóteo. Vinícius Bim ocupa um cargo no Legislativo atualmente.
Jorge Caldeira é delegado e conhecido na área de segurança pública. Alda Castro é advogada e idealizadora do Margaridas Projetos pra Vida, popular na cidade. Vitor Prado é major da Reserva da PM, advogado, empresário, com formação em Direito, Contabilidade e Tecnologia em Gestão.
Entre os candidatos a vice-prefeito, o mais conhecido é Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha, que foi prefeito e vereador de Timóteo por dois mandatos. Elisângela Nascimento é professora e funcionária pública há mais de 24 anos. Casada com o ex-prefeito Geraldo Nascimento.
Kayser Kurka é pediatra com dedicação à saúde pública infantil. Perdigão é empresário do ramo de transportes.
Marcelo Martins é aposentado da Aperam, pós-Graduado em Gestão de Pessoas e Engenharia de Materiais, atuante como Conselheiro Fiscal da Apae e Conselheiro Deliberativo do Florestino Social Clube. Ernany foi superintendente Regional de Saúde e mais recentemente diretor Executivo do Hospital José Maria Morais, de Fabriciano.
Registro
Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral e assim oficializarem os nomes que estarão nas urnas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tião Aranha
05 de agosto, 2024 | 19:44Com exceção de um partido, o PT; a escolha dos vices a meu ver deixou muito a desejar; sem falar que os partidos tiveram, e ainda estão tendo muita dificuldade pra preencher a chapa de candidatos a vereador-, dado o pouco trabalho ou nenhum que muitos que estão candidatando nunca tiveram e nem nunca vão ter na Comunidade. Pros que estão dentro da Política está difícil de se eleger. Pra quem tá fora pior ainda. Mas os partidos estão com muita grana pra gastar... Só não tem pra fazer salário pros trabalhadores. Rs.”