04 de agosto, de 2024 | 08:30
Grupo de Congado de Timóteo participa de evento no Palácio da Liberdade
Divulgação
Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário de Timóteo será o único representante do Leste de Minas
Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário de Timóteo será o único representante do Leste de Minas
A Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário, de Timóteo, está entre os 35 grupos, de várias regiões do estado, convidados para o primeiro festival Cozinha das Aineiridades”. O evento que teve início no sábado (3) se estende por este domingo (4), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Na programação, Congados e Reinados serão declarados Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais.
Durante o festival, representantes das manifestações culturais participarão de diversas ações, como bate-papo, cortejo, cozinha viva, oficina e apresentações culturais. Na última semana, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), uma das responsáveis pelo evento, anunciou dois editais, no valor total de R$ 4 milhões, voltados para as culturas tradicionais e populares de Minas Gerais, por meio do Fundo Estadual de Cultura.
A Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário de Timóteo é um importante grupo de Congado da região, com tradição dos seus tambores no Vale do Aço. A irmandade é formada por jovens, crianças e idosos, muitos são moradores da comunidade do bairro Bela Vista. Entidade sem fins lucrativos, o grupo atua há quase 20 anos pela preservação das tradições do Congado.
Já publicado sobre o assunto:
Leia também:
Filme sobre Congado de Jaguaraçu tem lançamento na Festa do Rosário
Festival valoriza culinária mineira, congados e reinados
O mestre Luis Fabiano dos Santos Silva, Capitão Mor, afirma que o grupo será o único representante do Leste de Minas. "O congado de Timóteo mantém sua força e tradição, sempre devoto a Nossa Senhora do Rosário e esta será mais uma grande oportunidade de apresentar nossas tradições", ressaltou.
A programação reunirá cerca de 1,5 mil congadeiros e mais de 30 ternos de congados e reinados do estado seguirão em cortejo em direção ao Palácio da Liberdade, onde a programação do festival terá continuidade. Durante a solenidade, será erguida a bandeira de Nossa Senhora do Rosário, além da bandeira de ferro fundido de Ouro Preto.
Festival
Luis Fabiano dos Santos também adianta que, no próximo sábado (9), o grupo de Congado promove o primeiro Festival de Cultura de Timóteo (FESCTIM), a partir das 19h na Praça 29 de Abril, com várias atrações como a Quadrilha do Humanizar, Folia de Reis e a Bateria da Escola de Samba Império da Sede.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gafminas
04 de agosto, 2024 | 21:04Quando se fala em cultura, o Congado chega na linha de frente em Minas Gerais. Uma das poucas culturas seculares que perduram em Minas e em outros Estados. Apesar de ser uma cultura afro-descendente, o Congado atrai adeptos de todas as raças, motivados pela fé em São Benedito, Nossa Senhora do Rosário dentre outros.”