27 de julho, de 2024 | 06:00

Minas Gerais contará com ampliação do monitoramento de tremores de terra

Cedec / Divulgação
Defesa Civil Estadual, UFMG e UnB se unem para promover a instalação de sismógrafos e a capacitação de agentes de Defesa Civil Defesa Civil Estadual, UFMG e UnB se unem para promover a instalação de sismógrafos e a capacitação de agentes de Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), em parceria com a UFMG e a UnB, instalará novos sismógrafos em Minas Gerais para aprimorar o monitoramento de tremores de terra. A ação responde ao aumento da atividade sísmica recente, como os tremores em Sete Lagoas e o terremoto no Chile que afetou Frutal, Congonhas e Uberlândia.

Os sismógrafos coletarão dados sobre frequência, magnitude e localização dos tremores, ajudando na elaboração de estratégias de mitigação. Atualmente, Minas possui sete sismógrafos e busca instalar mais quatro na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Em 23/7, a Defesa Civil, pesquisadores e representantes das defesas civis municipais visitaram Itabirito, Itabira e Santana do Riacho para identificar locais de instalação.

O Observatório Sismológico da UnB, responsável pela instalação, ressalta que a ampliação permitirá detectar sismos menores e criar mapas de risco mais precisos. Os dados serão analisados pelo Laboratório de Geofísica da UFMG.

Eduardo Saldanha Alvim, da UFMG, afirma que os dados ajudarão na tomada de providências pela Defesa Civil.

Espera-se que os novos sismógrafos estejam instalados até o fim do ano, com a rede plenamente operacional no início de 2025. Os dados serão disponibilizados para a comunidade científica e órgãos de defesa civil de Minas Gerais, fortalecendo a capacidade de resposta a desastres naturais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário