26 de julho, de 2024 | 08:30
Desconto na conta de água é concedido para mais de 24 mil pessoas da RMVA
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Em toda a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), 24.407 pessoas recebem descontos na conta de água e esgoto. O benefício consiste na Tarifa Social da Copasa e é concedido para famílias de baixa renda. É possível receber até 50% de desconto.
Conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço junto à companhia de saneamento, Ipatinga é o município com maior número de beneficiários. Ao todo, são 12.010. Em Coronel Fabriciano, são 6.473.
Já no caso de Timóteo, a quantidade de munícipes que têm condições especiais na fatura é 3.426. Por fim, em Santana do Paraíso, o total é de 2.498. As informações são referentes a dados atualizados no início deste mês.
Atualização
Até o dia 15 de junho, pessoas que corriam o risco de perder os descontos devido à falta de atualização no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) puderam regularizar a situação.
No entanto, a Copasa relatou ao jornal que ainda existe a possibilidade de recuperação para aqueles residentes que ficaram sem o benefício e desejam tê-lo outra vez. Em relação ao cliente que perdeu o benefício e deseja recuperá-lo, é possível. Para ser inscrito novamente no programa Tarifa Social e receber o desconto na conta de água, o cliente deve regularizar os seus dados no CadÚnico”, afirmou.
A companhia de saneamento ainda destacou que, em seguida, o munícipe poderá renovar seu cadastro na Copasa pelos canais de atendimento digital da empresa. É preciso abrir uma conversa no chat no site em www.copasa.com.br, ou WhatsApp 31 9 9770-7000 ou fazer contato por meio da agência virtual no portal da empresa com documentos pessoais em mãos”.
Exigências
Os documentos necessários são: carteira de identidade; CPF; folha de resumo CadÚnico, que há como conseguir com a assistência social no município; conta da Copasa do imóvel que o beneficiário reside caso a fatura não esteja no nome do beneficiário, a pessoa precisará de um comprovante do imóvel em nome dela.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Oliveira
27 de julho, 2024 | 10:48Para melhor exemplificar, taxa de iluminação pública cobrada não tem relação com o número de postes com lâmpadas instaladas próximas as residências, e sim, a toda a iluminação da cidade colocada a disposição para uso ou não. Isso diz respeita a taxa, que é diferente de impostos. É só perguntar no google e estará informado. Se for mais curioso, leia sobre origem dos tributos em um bom livro de direito com comentários, pois legislação seca trará muitas dúvidas.
Obrigado por sua cortesia, nas palavras, sem agressões!”
Oliveira
27 de julho, 2024 | 10:33O Sr. Intitulado Sacapó, continua e insiste em seu pensamento raso, pois é incapaz de ler uma conta, seja de água ou de energia elétrica. As empresas são notificadas por órgãos públicos e como tal, seguem normas federais. Fatalmente, o aumento é relativo ao aumento de consumo e é falsa a cobrança por bairro, cidade, rua etc. Alguns impostos municipais são diferentes como a taxa de iluminação pública, poos referem- se ao município e cobrado por toda a iluminação da cidade. Há a necessidade de ler sobre o fator gerador da tarifa e o que é. Daí o meu comentário sobre pensamento raso. Portanto, não há como a empresa querer cobrar a mais uma conta sem explicação na própria fatura, simples assim. Meu consumo de água aumentou em 50% e estou procurando o motivo, acredito que há vazamentos ou devido ao frio, passo mais tempo debaixo do chuveiro, simples assim. É natural culparmos os outros por nossos erros. Como diz a musica:"aceita que dói menos"...”
Sacapó
27 de julho, 2024 | 07:54Bom dia Sr. Oliveira.
O comentário sem nexo dito pelo senhor,
se refere ás tarifas estatais acrescidas de forma tão alta?
Citei o bairro Cidade Nobre, não como único.
No bairro Veneza, um pessoa, teve um acréscimo na conta,
de R$ 350,00 para R$ 800,00. Então está coerente com o Senhor.”
Oliveira
26 de julho, 2024 | 21:58A falta de conhecimento sobre as tarifas das estatais faz com que o Sacapó faça um comentário sem nexo. De fato, nos faz rir do comentário...a tarifa seria inerente ao bairro apenas.
kKK!!!”
Sacapó
26 de julho, 2024 | 10:35Estranho, pensei que quem daria o desconto, seria o estado.
No entanto, no bairro cidade nobre, principalmente na rua
Euclides da Cunha, a maioria, recebeu acréscimo nas contas,
entre 50% e 80%. Por quê?”