25 de julho, de 2024 | 17:00

Grupo Valentinas lança single e exalta o amor por Minas Gerais

Teuller Morais
Com 11 anos de estrada, grupo entra na fase autoralCom 11 anos de estrada, grupo entra na fase autoral
Nesta semana, o Grupo Valentinas lança seu single “Pelas Gerais”. A música é fruto da parceria com Everton Coroné, e foi tocada ao vivo com exclusividade para os presentes no 6º Encontro de Tambor Mineiro do Vale do Aço - Edição Ipatinga. O evento foi realizado no último dia 14/7, no Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga, e contou com a presença de convidados especiais como Sérgio Pererê, Mestre Luis Fabiano, Guarda de Moçambique de Timóteo e Bloco Valentinas.

O single “Pelas Gerais”, composição de Everton Coroné e Paulinho Motta, é inspirado no Vale do Jequitinhonha, região onde Coroné foi criado e Paulinho visitou com frequência. “A letra foi cedida ao Grupo Valentinas pela parceria de longa data e também pelo carinho que temos por esta região e por toda Minas Gerais. Os arranjos foram criados por Wemerson Rodrigues, juntamente com Coroné, Junio Endrik, Douglas Netto e Halan Santos, especialmente para o Grupo Valentinas; evidenciando a sonoridade mineira com violão, viola de 10 cordas, sanfona, tambor mineiro (caixa de folia) e outros”, detalha Wemerson Rodrigues, o Geleia, diretor musical do grupo regional.

Todos os instrumentos usados no arranjo são acústicos, em referência direta com os ritmos do reinado de Nossa Senhora do Rosário que abarca a cultura afro-mineira em geral (moçambiques, congados, candombes, catopês, marujadas, caboclinhos e outros), “remetendo assim à tradição dos cortejos, onde se pode tocar em movimento, em qualquer lugar, onde houver quem queira ouvir”, destaca o diretor. Além dos instrumentos, as vozes também fazem referência à “cultura reinadeira”, principalmente no coro de vozes femininas. “O single ‘Pelas Gerais’ é uma declaração do amor que sentimos pelo nosso estado e pelo Vale do Jequitinhonha”, resume Geleia.

Depois de 11 anos na estrada, o Grupo Valentinas entra em fase de músicas autorais, escrevendo e buscando parcerias. “A ideia é trazer novas composições para fazer um EP e, posteriormente, um disco, pois isso vai possibilitar novos acessos e caminhos. O grupo quer começar a atuar também na capital mineira e, a partir daí, chegar em outras cidades e capitais do Brasil. A música autoral é uma grande ferramenta para conseguir chegar a estes lugares, ela consolida a carreira e a identidade do artista”, finaliza Geleia.

A produção e a gravação do single “Pelas Gerais” foram possíveis com recursos da Lei Paulo Gustavo no município de Timóteo. O Grupo Valentinas é composto por: Wemerson Rodrigues - Geleia (voz, bateria, percussão e direção musical), Douglas Netto (voz, violão, guitarra e acordeon), Halan Santos (contrabaixo), Grendelly (voz), Chrika de Oliveira (voz e percussão), Ari Andrade (percussão e voz), Geniane Vieira (percussão e voz) e Lucas Natureza (percussão e voz).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário