24 de julho, de 2024 | 16:00
Academia Olguin marca presença no Festival de Dança de Joinville
Gustavo Lyra
As coreografias com alunas da região foram selecionadas para o festival de dança tradicional

A Academia Olguin marcou a sua participação no tradicional e prestigiado Festival de Dança de Joinville, no fim de semana passado. A companhia ipatinguense exibiu coreografias selecionadas para o evento, montadas com suas alunas e do Centro de Referência em Dança do Vale do Aço. Em 2023, esteve presente com duas coreografias com a participação da bailarina do projeto Centro de Referência, Maria Luisa Hott, com apresentações na categoria Palcos Abertos e no Festival da Sapatilha.
O Festival de Dança de Joinville é um dos mais importantes eventos de dança do país. Sua 41ª edição acontece de 17 a 27 de julho, transformando a cidade catarinense na capital da dança. Para esta edição do evento, a Academia Olguin foi selecionada com três coreografias, para participação na categoria Palcos Abertos, com apresentações em diversos pontos da cidade.
Dessa vez, seis bailarinas se apresentaram: Analice Babilon, Júlia Paiva, Luana Versiani, Luiza Nacife, Maria Luisa Hott e Marina Louzada. Elas interpretaram as coreografias Polifonia” e Canon em D Maior”, assinadas pelo bailarino profissional e coreógrafo Guilherme Júnio, e uma variação do balé clássico La Fille Mal Gardée”, com adaptação de Salette Olguin, diretora artística e coreógrafa da Academia Olguin.
Tempo de reciclagem
O Festival de Joinville é considerado uma oportunidade impar para os profissionais e amantes da dança”. São inúmeras atividades que acontecem durante o período de realização do evento, como workshops, cursos, apresentações das coreografias selecionadas, vindas de várias partes do país, além de apresentações de importantes companhias profissionais.
Para o bailarino profissional e coreógrafo Guilherme Júnio, voltar a Joinville é sempre gratificante, pois representa a oportunidade de reencontrar amigos e professores importantes em sua formação. Guilherme foi aluno da Escola Nacional de Teatro Bolshoi, de 2008 a 2012. Como profissional, participou da Companhia Jovem da Escola Bolshoi e, a partir daí, integrou importantes companhias de dança pelo mundo afora como Joburg Ballet, de Joanesburgo, África do Sul; Gelsey Kirkland Studio Company, em Nova Iorque, e, mais recentemente, da Ópera Primmarinsky, na Rússia. Na Academia Olguin, atua como professor e coreógrafo convidado.
Troca de experiências
Nesta edição do evento nacional, as bailarinas da Academia Olguin e do Centro de Referência tiveram a oportunidade de participar de um masterclass com a bailarina Ana Botafogo. Salette Olguin, diretora artística e coreógrafa da Academia Olguin, destaca que faz questão de participar todo ano do Festival de Dança de Joinville.
É um momento muito importante para os profissionais da dança, pois possibilita encontros e troca de experiências com grandes nomes do setor. Para as bailarinas da Academia Olguin e do Centro de Referência, é oportunidade de aprendizado e ampliação do conhecimento. Este ano já estivemos presentes em festivais em Belo Horizonte e agora em um dos mais importantes do país que é o de Joinville. Saímos daqui renovadas com tanta coisa maravilhosa que assistimos”, avalia a diretora.
Ficha técnica
Participação da Academia Olguin no Festival de Dança de Joinville: até domingo (21)
Palcos abertos do Festival de Dança de Joinville
Coreografia: Polifonia”, coreógrafo Guilherme Júnio - Elenco: Júlia Paiva, Luana Versiane e Maria Luisa Hott
Coreografia: Canon em D Maior”, coreógrafo Guilherme Júnio - Elenco: Analice Babilon, Luana Versiani, Luiza Nacife, Maria Luisa Hott e Marina Louzada
Variação de La Fille Mal Gardée”, adaptação de Salette Olguin - Elenco: Maria Luisa Hott
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]