
23 de julho, de 2024 | 16:36
Ipatinguense tem problemas para sair dos EUA por falha de companhia aérea
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Um atleta de Ipatinga, de 38 anos, foi para Cleveland, em Ohio, nos Estados Unidos, para disputar o Campeonato Pan-Americano de Atletismo Master, e acabou retido no exterior devido a problemas técnicos no ar-condicionado da aeronave em que embarcaria para o Brasil. Sua ida foi no dia 11 deste mês e o retorno estava previsto para o último sábado (20), o que não ocorreu.
Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, o professor da rede pública estadual, personal trainer e praticante de atletismo, Alain Ornelas, relata o problema enfrentado nos últimos dias. Ele só conseguiu voltar para o Brasil na noite de segunda-feira (22) e a chegada a Ipatinga estava programada para esta terça-feira (23). Ambos os voos, de ida e de retorno, foram pela companhia aérea American Airlines. A volta estava programada para Guarulhos, com escala em Miami.
Meu voo era para ter decolado no sábado às 19h40. Após vários atrasos, remarcaram para domingo, às 9h. Pegamos voucher de hotel sem direito a transporte deles, as malas despachadas não puderam ser retiradas. Muitas pessoas chegaram com voucher em determinado hotel e não conseguiram se hospedar porque disseram não ter parceria com a AA”, afirma.
Alain pontua que cumpriu com todas as obrigações pedidas pela companhia aos passageiros. Levantei às 4h30 no domingo para chegar ao aeroporto às 6h (três horas de antecedência conforme solicitado) e aconteceu o mesmo. Vários adiamentos, depois nos colocaram para dentro do avião, em um calor danado, e depois mandaram que saíssemos da aeronave novamente. Não resolveram o problema de um dia para o outro e continuamos a ter o voo adiado de hora em hora, sem cancelamento ou remanejamento. Uma bagunça terrível. Após sermos expulsos do voo, chamaram a polícia para nos intimidar, pois também tiveram receio que os passageiros ficassem exaltados, com total razão diga-se de passagem”.
Situação parcialmente solucionada
O atleta relata que a situação foi parcialmente solucionada, visto que cancelaram o voo e o remarcaram para segunda-feira (22). A sensação que eu tive realmente foi de um descaso muito grande. Uma falta de educação enorme com relação ao atendimento dos clientes. Nós não estávamos lá de graça, foi um serviço contratado que não foi barato, principalmente porque julho é período de férias escolares. Então, o preço da passagem era como se eu estivesse comprando uma primeira classe em um período que não é tão caro”, detalha.
Eu saí muito frustrado de lá, chateado, eu vi pessoas chorando, vi uma senhora que infelizmente deixou seus medicamentos na mala que estava despachada e eles a proibiram de retirar, então ela passou mal. Tiveram que chamar médicos e enfermeiros para poder atendê-la. Vi pessoas alegando que nunca mais irão viajar com essa companhia. Foram momentos despertadores”, acrescenta o ipatinguense.
Desespero dos familiares
Alain Ornelas ressalta que recebeu uma medalha pelo Campeonato Pan-Americano de Atletismo Master e a família havia preparado uma festa para celebrar, mas não foi possível. Ele foi o terceiro colocado no campeonato, representando o Brasil, na modalidade Lançamento de Martelo, do Atletismo.
É uma medalha inédita para mim. Até então eu já havia sido campeão brasileiro, sou campeão sul-americano no Peru. E a minha família já tinha se programado para a gente celebrar. Infelizmente não pude ter esse momento com eles, dentre outros inúmeros compromissos pessoais que eu tinha, também com relação ao trabalho. Meus familiares ficaram da mesma forma que eu, com apreensão e ansiedade, minha esposa estava chorando. São muitos dias fora de casa. Fui representar o país em uma competição e agraciado com a medalha, o que é um motivo de grande celebração e eu não pude ter esse momento”.
Apagão cibernético
O ipatinguense enfatiza que acredita que os problemas enfrentados não tenham relação direta com o apagão cibernético, causado sexta-feira (19) por uma falha global na internet. Diversos voos do mundo inteiro foram cancelados devido ao apagão. Só que no meu caso, eu fiquei dois dias em Miami e pelo que sei todos me relataram não há relação. Foi a incompetência da empresa que não solucionou o problema do ar-condicionado do avião. Uma infeliz coincidência, acredito eu, que obviamente o aeroporto estava com sua capacidade maior do que o normal”, conclui.
A reportagem do Diário do Aço procurou a companhia aérea para obter um posicionamento, mas até o fechamento desta matéria não teve retorno.
Veja abaixo um vídeo do relato do atleta enviado ao Diário do Aço a respeito do ocorrido:
Ipatinguense tem problemas para sair dos EUA por falha de companhia aérea https://t.co/ZrRD9qs9qz via @portaldiariodoaco pic.twitter.com/cb84WVMd5v
Diário do Aço (@portaldiarioaco) July 23, 2024
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Paulo
24 de julho, 2024 | 06:22Eu já vivi esta situação relatada em outro comentário. Tive voos cancelados no Aeroporto Internacional John F. Kennedy. Todos os americanos tiveram sua situação resolvida de forma célere, inclusive, os que iriam para o mesmo destino que eu, minha esposa e minha filha. Eram mais de 200 passageiros e nós ficamos por último. Foram dois dias de espera entre horas no salão do aeroporto e um quarto de hotel. Entre resolver um problema de um americano e de um latinoamericano, eles sempre vão resolver primeiro o dos nativos, não importa o quanto o caso do estrangeiro seja mais urgente. Pensa num povo desumano?”
Homem da Primeira Hora
24 de julho, 2024 | 02:56Resposta para Alain ornelas Seria cômico se não fosse trágico, um brasileiro passando dificuldade para sair Estados Unidos, ENQUANTO, Milhares passam para tentar entrar literalmente, kkkkk.
O Brasileiro deve entender que o imigrante veladamente é discriminado, poderia ter viajado por qualquer companhia aérea, porém uma genuinamente americana, e problema, quando eles tem escolher atender um nativo a dar assistência à um latino, isto vc só descobre na prática, muchacho.
Benvienido la América.”
Veronica
23 de julho, 2024 | 22:11Eu também passei um transtorno recentemente por causa de atraso do vôo da companhia aérea vueling, minha mala sumiu, perdi o vôo para o Brasil. Fiz uma ocorrência no guichê da vueling, minha mala apareceu após as 20h nao nos deram suporte, gastamos o que não podíamos. Para piorar foi uma luta entrar em contato com a responsável pelo bilhete aéreo pela gote gate . Conseguimos o cancelamento porém é rembosalvel depois de 15 dias. Tivemos que comprar passagem para o outro dia a noite. Quando reembolsaram não reembolsaram 100% decepcionante.”