22 de julho, de 2024 | 14:44

Governo de Minas faz melhorias nas rodovias que dão acesso ao Pico da Bandeira

DER-MG / Divulgação
Investimentos favorecem o turismo da região, que abriga o terceiro ponto mais alto do Brasil, no Parque Nacional do CaparaóInvestimentos favorecem o turismo da região, que abriga o terceiro ponto mais alto do Brasil, no Parque Nacional do Caparaó

As obras de infraestrutura nas rodovias estaduais têm contribuído para fortalecer e fomentar o turismo em Minas Gerais. Elas dão mais conforto e segurança nos caminhos, criam novos acessos a pontos turísticos e, assim, facilitam a chegada dos visitantes.

As intervenções realizadas pelo Governo do Estado trazem benefícios para regiões, entre as quais a do Pico da Bandeira, localizado no Parque Nacional do Caparaó, próximo aos municípios de Caparaó e Alto Caparaó, Zona da Mata, divisa com estado o Espírito Santo.

Conforme dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em 2023, o parque registrou o acesso de quase 120 mil visitantes e, neste ano, já foram contabilizados cerca de 58 mil até junho.

O Governo de Minas está recuperando diversas rodovias que dão acesso ao parque e ao pico e outros trechos na área de influência da região. São obras executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), regional de Manhumirim, unidade responsável por manter e conservar quase 600 quilômetros de rodovias. É o caso das AMGs 2955 e 2985, acessos a Caparaó e Alto Caparaó, respectivamente, municípios que abrigam dezenas de pousadas e hotéis.

O administrador de empresas Carlos Aristóteles Bezerra, proprietário de uma pousada em Alto Caparaó há 31 anos, comemora a recuperação das rodovias e os serviços de manutenção e conservação permanentes realizados pelo DER-MG.

“Trabalho há 41 anos no setor de turismo e venho acompanhando as melhorias nas nossas estradas nos últimos dois anos. O DER tem sido um parceiro, porque boas estradas possibilitam o desenvolvimento turístico e outras atrações voltadas para o ecoturismo, bem como a gastronomia regional, muito procurada na temporada de outono e inverno por aqui. Além disso, estamos em uma região produtora de café, que se destaca no mercado pela alta qualidade”, ressalta.

Na avaliação do empresário, a melhoria nas estradas traz muitos benefícios e não só para o turismo. “O impacto econômico e social para as pessoas que residem na região é enorme. Significa mais acesso à saúde, à educação e a oportunidades, além da segurança e do conforto para quem transita pelas vias”, conclui Carlos.

Para o coordenador regional do DER-MG de Manhumirim, Marcos Alexandre Saldanha de Oliveira, os investimentos na região têm proporcionado melhorias nas estradas e representam o aporte de recursos da ordem de mais de R$ 100 milhões.

“São obras fundamentais e estruturantes que impulsionam o turismo, bem como contribuem para o desenvolvimento da economia vocacionada para o plantio de café premium”, destaca.

Provias na região
Por meio do Provias, maior pacote de obras de infraestrutura viária da última década, o DER-MG refez o pavimento asfáltico e nova sinalização em sete trechos que somam a recuperação de mais de 260 quilômetros de rodovias na região.

Já foram finalizadas a recuperação funcional da pista em 82,5 quilômetros da MG-111, de Ipanema a Manhuaçu, e da AMG-2905, do entroncamento da MG-111 até Simonésia.

As obras na região representam um volume de investimentos de mais de R$ 100 milhões. Dos sete trechos incluídos no Provias, seis já estão concluídos.

Um bom exemplo é a MG-265, do entroncamento da BR-482, próximo a Carangola, até o perímetro urbano de Divino, que já conta com cerca de 16 quilômetros recuperados e sinalizados. O mesmo ocorre com as obras nos 29,2 quilômetros da MGC-482, entre Carangola e Fervedouro, concluídas no final de julho do ano passado.

Além desses trechos, as obras na LMG-834, entre Caiana e Espera Feliz, na MG-111, entre Manhumirim e a MGC-482, foram finalizadas, juntamente ao trecho da MG-441 e MG-108.

As obras de recuperação funcional chegaram ao trecho Mutum-Lajinha na MG-108. Os trabalhos executados vão devolver as condições de trafegabilidade e segurança em cerca de 41 quilômetros da rodovia mineira. A previsão é de que as obras sejam concluídas até outubro deste ano.
Giovanni Minarrini
A região é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no BrasilA região é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil


Pico da Bandeira
O pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais e, também, de toda a região Sudeste do Brasil. É também o terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,32 metros de altitude.

O pico está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre os municípios de Ibitirama (Espírito Santo) e Alto Caparaó (Minas Gerais).

A região é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil.

Além das trilhas, os visitantes podem aproveitar banhos de cachoeira e piscinas naturais, observar o visual deslumbrante da Serra do Caparaó e região, com belos espetáculos no alvorecer e pôr do sol.

O parque tem quatro áreas de acampamento pela portaria de Alto Caparaó, em Minas - “Tronqueira” e “Terreirão” - e pela Portaria de Pedra Menina, no Espírito Santo - “Macieira” e “Casa Queimada”, com sanitários, lava-pratos, mesas, bancos e quiosques (estes últimos apenas na “Tronqueira”) e, ainda, churrasqueiras nas áreas de visitação denominadas “Vale Verde” e “Macieira”. Caminhadas em áreas de florestas e, especialmente, pelos campos de altitude são outras atrações do local.

(Com informaçoes da Agência Minas)
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Comentários

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Francisco Moreira da Silva

24 de julho, 2024 | 21:26

“A estrada que faz ligação ,entre Córrego Novo a Bom Jesus Do Galho está uma vergonha. Entra ano, sai ano ,ninguém faz nada. São só 12 km Cadê os deputados ,que só aparecem lá para pedirem voto?”

Boachá

22 de julho, 2024 | 22:17

“Dá uma olhadinha também na via que liga Caratinga a Raul Soares e de Manhuaçu até a divisa com o estado Capixaba. Tem uma parte de Bom Jesus do Galho também.”

Tião Marreta

22 de julho, 2024 | 22:12

“Quem foi a Curumuxatiba e outras cidades no sul da Bahia, nessas últimas semanas, se arrependeu para o resto da vida. Mesmo as rodovias federais, as BRs, que são usadas no percurso de BH até a divisa dos dois Estados, estão intransitáveis. Ninguém entende, mas quando essas chegam à Bahia, elas viram um tapete. O que nos falta? Prestígio? As vias estaduais, todos sabemos há tempos, são horrorosas; mas também as federais?

Tem a estrada que liga Senhora do Porto a Dom Joaquim, Estrada da Amizade que liga Ipatinga a Cel Fabriciano que pasmem é de responsabilidade do Estado ( DER), Rodovia que liga Serro a Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim. Asfaltar só Araxa e sua vizinhança é mole. Tem também as estradas que ligam Teófilo Otoni, Itaobim, Almenara e Araçuai que tá uma lástima. Faltam 2 anos e para quem ficou 8 e não viu essa parte de MG não merece votos desta população.”

Joao

22 de julho, 2024 | 20:39

“Precisamos interligar Bom jesus do Galho a córrego novo, 12km de buracos, vai beneficiar todo vale do aço e zona da mata.”

José Soares

22 de julho, 2024 | 18:41

“Precisamos recapear a MG que liga São Francisco do Glória a BR-116 está em péssima condições de tráfego.”

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