10 de outubro, de 2024 | 06:40

Grego condenado por crimes em Inhapim é alvo de ação do MPMG

MPMG solicita à Justiça e ao Ministério da Justiça que encaminhe à Grécia processo que condenou, em Minas, grego à prisão por crimes praticados em Inhapim

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Inhapim, solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que encaminhe à Justiça grega o processo penal que condenou no Brasil John Peter Avagianos, nascido na Grécia e condenado em Minas por ameaça e incêndio em residência em 2017.
Divulgação
O objetivo é que o condenado por ameaça e incêndio em residência, em 2017, cumpra a pena na GréciaO objetivo é que o condenado por ameaça e incêndio em residência, em 2017, cumpra a pena na Grécia


Condenado à prisão pela Justiça de Inhapim, no Vale do Rio Doce, John Peter encontra-se atualmente foragido, no seu país de nascimento. Já o pedido de extradição dele foi negado pela Grécia, com base em tratado que proíbe a entrega de cidadãos nacionais. Contudo, o Decreto nº 9.850/2019 (Acordo de Extradição) permite que, em casos de recusa de extradição, o país de origem do acusado (Grécia) inicie o processo penal.

Segundo a 2ª Promotoria de Justiça de Inhapim, o pedido de envio do processo à Grécia foi feito uma vez que a prescrição da pena não ocorreu, visto que a condenação a cinco anos de prisão transitou em julgado em 2019, e o prazo de prescrição é de 12 anos. Portanto, o Estado ainda pode exigir o cumprimento da pena.

Diante disso, o MPMG solicitou, por meio da autoridade central, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que o processo seja enviado à Grécia para que o sentenciado seja processado e julgado naquele país, com o envio de todos os autos e documentos necessários.

Para o promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, esse pedido reforça a importância da cooperação jurídica entre os países, conforme previsto no tratado de extradição Brasil-Grécia. Ele acredita que essa colaboração internacional é fundamental para garantir a efetividade da justiça e evitar que o réu se beneficie de sua condição de foragido internacional. Com informações do MPMG

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Juninho Guilherme

11 de outubro, 2024 | 20:35

“No Brasil a Lei tá tão branda com a bandidagem do nosso País ,que vcs acham que a Judiciário Brasileiro,vai perder tempo com um grego?
Ajuda aí !”

Envie seu Comentário