19 de julho, de 2024 | 14:33
Câmara de Timóteo aprova criação de categoria específica para pessoas com deficiência em corridas de rua
Leonardo Torrezani/Divulgação
O projeto também garante desconto na taxa de inscrição de, no mínimo, 50% para as crianças e adolescentes dessa categoria

Mais uma matéria foi aprovada pelos vereadores de Timóteo com o objetivo de promover a inclusão social no esporte. O Projeto de Lei 4597 cria a categoria de "atleta com deficiência" para crianças e adolescentes nas corridas de rua realizadas pelo Poder Público de Timóteo. Nos eventos desse esporte, será obrigatória a divulgação dessas categorias nos anúncios dos eventos, informou a assessoria de comunicação da Casa Legislativa.
Na categoria "atletas com deficiência", farão parte as pessoas com deficiência nas seguintes modalidades: usuários de cadeira de rodas; pessoas com deficiência visual; amputados de membro(s) que utilizam prótese especial para sua locomoção; pessoas com deficiência intelectual: atletas que apresentam quociente intelectual (QI) abaixo de 70 e/ou limitações nas áreas de habilidade e adaptação; pessoas com deficiência de membro(s) superior(es): atletas que têm ausência total ou parcial de qualquer parte do(s) membro(s) superior(es), gerando alteração do eixo de equilíbrio, causando desestabilização ao caminhar; pessoas com deficiência auditiva; pessoas com transtorno do espectro autista.
Essa iniciativa presente no PL já é consolidada em Curitiba, São Paulo e Foz do Iguaçu, pelos benefícios do esporte como transformador de vários aspectos e nuances da vida das pessoas.
O projeto também garante desconto na taxa de inscrição de, no mínimo, 50% para as crianças e adolescentes dessa categoria, desde que comprovadamente carentes, através de inclusão em programas sociais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]