17 de julho, de 2024 | 15:00
Festival destaca tecnologia em cinema e animação
Estudantes do curso Tecnologia em Cinema e Animação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) foram destaques no 8º Festival Ver e Fazer Filmes, realizado na primeira semana do mês, em Cataguases, Zona da Mata. Os concluintes da primeira turma levaram seis das oito premiações distribuídas para as categorias, além de receberem menção honrosa pela qualidade de uma das animações exibidas.O festival, realizado no Centro Cultural Humberto, dedicou sessão especial, intitulada Sessão Usina Criativa de Cinema, para exibir oito curtas-metragens produzidos por talentos da região com o apoio do Edital Usina Criativa de Cinema. O edital, em sua edição de 2023, teve como foco a produção de animação, com investimento de R$ 20 mil para curtas-metragens de 3 a 5 minutos e R$ 5 mil para micronarrativas de até 1 minuto.
A sessão contou com a premiação nas categorias de Melhor Curta e Melhor Micronarrativa pelo júri popular, além de um júri técnico que concedeu prêmios em oito categorias: Melhor Filme Curta; Melhor Filme Micronarrativa; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Desenho de Som; Melhor Direção de Arte.
O grande destaque da noite ficou com o estudante Leonardo Marcini Chagas, que transformou seu trabalho de conclusão de curso no filme intitulado Número Errado”, vencedor em quatro categorias (Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Menção Honrosa e Melhor Filme). O curta conta a história de Silvia/Maurício, que recebe uma camisa de futebol com "o número errado" no aniversário de 14 anos. Anos depois, Silvia/Maurício leva uma vida monótona até começar a receber cartas e ligações para uma mulher chamada Silvia, o que leva a uma jornada de autodescoberta.
A reitora da Uemg, professora Lavínia Rosa Rodrigues, destacou a importância da parceria do Polo Audivisual Zona da Mata para o curso superior que atua na formação de mentes criativas do cinema. O curso Tecnologia em Cinema e Animação da Uemg é vinculado à unidade acadêmica da universidade de Ubá que funciona em Cataguases.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]