16 de julho, de 2024 | 06:42
MP recomenda monitoramento de 'pó preto' da CSN em Volta Redonda
Inea deverá acompanhar as emissões da siderúrgica no município
Com informações da Agência BrasilO Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) emitiram recomendação conjunta ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro, para que seja concluída a regulamentação do Programa de Monitoramento de Partículas Sedimentáveis. O documento cobra, especificamente, o acompanhamento das emissões do "pó preto" pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em sua unidade de Volta Redonda (RJ).
Divulgação
oradores da cidade têm reclamado nos últimos anos das emissões provenientes das atividades da CSN

A criação do Programa de Monitoramento de Partículas Sedimentáveis foi determinada por meio do Decreto 48.668/2023, publicado pelo governo estadual em setembro do ano passado. Foram concedidos seis meses para que o Inea fizesse a regulamentação, e o prazo se esgotou em março.
A recomendação foi tornada pública dia 12/7. O MPF e o MPRJ cobraram uma resposta do órgão ambiental em 10 dias. Também foi fixado um prazo de 30 dias para o cumprimento da recomendação. Diante de eventual negativa, poderá ser movida uma ação civil pública.
De acordo com nota divulgada pelo MPF e pelo MPRJ, o Decreto 48.668/2023 amplia o monitoramento da qualidade do ar que já era realizado pelo Inea, aumentando o número de estações. Dessa forma, seria incluído o acompanhamento das emissões do pó preto” em Volta Redonda.
Uma minuta com as normas do programa já teria sido elaborada pelo órgão ambiental e apresentada a todas as suas diretorias. A proposta também já teria parecer favorável da sua procuradoria jurídica. No entanto, para entrar em vigor, depende ainda da decisão final do Conselho Diretor do Inea.
Poluição
Volta Redonda possui 261 mil habitantes, de acordo com o Censo Demográfico 2022. Moradores da cidade têm reclamado nos últimos anos das emissões provenientes das atividades da CSN. O "pó preto" é formado por micropartículas de ferro que, soltas no ar, podem prejudicar a saúde dos moradores e poluir o meio ambiente.
Entretanto, o "pó preto" é apenas a parte visível da poluição industrial. A geração de gases, dentre eles os hidrocarbonetos, está entre as maiores preocupações ambientais, dado a nocividade para a saúde humana, tanto para quem trabalha na área, quanto para quem vive no entorno das indústrias do setor siderúrgico.
O tema já foi abordado em audiências públicas realizadas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e também na Câmara dos Deputados. Para evitar a fuligem, muitos afirmam que precisam manter as casas com portas e janelas fechadas. Vídeos que circulam na internet registram cenas em que uma fumaça cinza se propaga em vários pontos da cidade.
Caso a minuta em análise seja aprovada, caberá ao Inea divulgar diariamente os índices de qualidade do ar nas suas estações distribuídas pelo território estadual. Além disso, anualmente, deverá ser elaborado um relatório de avaliação das condições atmosféricas no estado.
Procurado pela Agência Brasil, o Inea não retornou ao contato. A CSN afirmou em nota que a recomendação não foi dirigida à empresa. Não compete à CSN se manifestar ou opinar sobre a questão", acrescenta o texto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Josefa Silva
17 de julho, 2024 | 22:26A prefeitura não toma as devidas providências,os moradores se calam e todos se ferrando!!!!”
Ricardo
16 de julho, 2024 | 20:05Essa merda desse pó já chegou em vargem Alegre, pelo ar, trem ou caminhão.”
José Carlos
16 de julho, 2024 | 19:04A CSN tem e que pagar a conta do SAAE dos moradores de Volta Redonda RJ durante uns dois meses para amenizar o prejuízo com a população.”
José Luís
16 de julho, 2024 | 17:26Moro na Voldac, tô com uma tosse alérgica que não acaba. A casa fica num estado latismavel. Acho que vou vender e ir embora para outra cidade ?”
Jojo Todao
16 de julho, 2024 | 13:57Pó preto não existe! Isso eh uma invenção do povo.
Isso eh pp da uzeminas.”
Mauro Sérgio Campêlo
16 de julho, 2024 | 12:51? competência do INEIA fiscalizar 24 horas as emissões de Poluição na CSN. As leis tem que ser cumpridas por parte da CSN.”