13 de julho, de 2024 | 09:32
Bolsa Atleta é reajustado em 10,86%
Ricardo Stuckert/PR
A judoca Rafaela Silva recebe o auxílio há 15 anos e vai participar de sua terceira olimpíada

Em encontro esta semana com atletas que vão representar o Brasil nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris, na França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que reajusta em 10,86% o Bolsa Atleta, programa que completa 20 anos em 2024 e estava há 14 anos sem reajuste.
Atualmente, mais de nove mil esportistas recebem o Bolsa Atleta, que varia de R$ 370 a R$ 15 mil. Os novos valores, com reajuste, começam a ser pagos em agosto para todas as categorias do incentivo: Estudantil, Base, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica.
O reforço também vale para a Bolsa Pódio, a categoria mais alta do programa, voltada a atletas classificados entre os 20 primeiros do ranking mundial de suas modalidades e com mais chances de conquistar medalhas nos grandes eventos internacionais.
A judoca Rafaela Silva recebe o auxílio há 15 anos e vai participar de sua terceira olimpíada. É muito importante para uma atleta de alto rendimento você ter uma segurança, uma tranquilidade de poder se preparar, de se dedicar só ao seu sonho que, no meu caso, é treinar judô. Porque tenho a segurança de ter o meu Bolsa Atleta, meu Bolsa Pódio, todo mês na minha conta, que eu posso ajudar minha família e no meu material do trabalho”, disse.
Os Jogos Olímpicos começam no dia 26 de julho e vão até 11 de agosto. A delegação brasileira conta com 277 atletas, sendo 153 mulheres e 12 homens. Já as paralimpíadas serão realizadas de 28 de agosto a 8 de setembro, com 124 atletas brasileiros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]