13 de julho, de 2024 | 09:00

No Dia Mundial do Rock, banda ipatinguense conta sobre trajetória e influência na região

Arquivo pessoal
Gertrudes surgiu em Ipatinga em meados de 2015 e já dividiu palco com artistas nacionais Gertrudes surgiu em Ipatinga em meados de 2015 e já dividiu palco com artistas nacionais
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Neste sábado (13) é comemorado o Dia Mundial do Rock. O gênero musical tem uma intensa contribuição no Vale do Aço, com um grupo que surgiu em Ipatinga há nove anos e já dividiu palco com grandes artistas nacionais, como Roupa Nova, Nando Reis, Biquíni Cavadão, Titãs, César Menotti & Fabiano e Gabriel o Pensador. Em entrevista ao Diário do Aço, a banda Gertrudes conta o início da carreira no município e também destaca a importância de trazer a cultura deste estilo de música para a região.

A banda é composta por quatro integrantes: o vocalista Jayme Souz, o baterista Hidler Anício, o baixista Sidney Santos e o guitarrista Brenner Fernandes. Seu repertório conta com diversos clássicos internacionais, tais como: “Everybody Wants to Rule the World”, de Tears for Fears; “Don't Stop Believin”, de Journey e “Highway to Hell”, de AC/DC.

Além da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), Gertrudes também já passou por várias cidades de Minas Gerais, como é o caso de Belo Horizonte, Itabira, Conselheiro Lafaiete, Coronel Xavier Chaves, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Caratinga, Raul Soares, Machacalis, Caputira, Peçanha, Ipanema, São José do Goiabal, São Pedro do Avaí e Pirapora. Os integrantes já até mesmo subiram aos palcos em Baixo Guandu, no Espírito Santo, local conhecido por sediar a Copa do Mundo de Parapente.

Trajetória
Jayme Souz relata que o grupo se formou em meados de 2015, quando os integrantes se reuniram com o intuito de fazer um repertório com clássicos dos anos 1970, 1980 e 1990. “São canções que fizeram parte da nossa vida desde a infância. Optamos por não fazer cover somente de um artista, ampliando nosso leque de possibilidades e, consequentemente, alcançando um público maior”, detalha.

“Em nossa trajetória tivemos muitos eventos importantes para a nossa carreira. Um dos mais marcantes foi o E-Festival, realizado pelo Sebrae-MG em BH, onde fizemos música ao vivo ao longo do evento. Dividimos o palco com grandes artistas, como Serginho Groisman, Iza, doutora Ana Beatriz e Bruno Romano”, destaca o vocalista ao jornal.
Arquivo pessoal
A banda é composta por quatro integrantes: Jayme Souz, Hidler Anício, Sidney Santos e Brenner FernandesA banda é composta por quatro integrantes: Jayme Souz, Hidler Anício, Sidney Santos e Brenner Fernandes


Ele também acrescenta que, na capital mineira, a banda participou pela segunda vez do Congresso Mineiro de Municípios promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). “Trata-se de um evento que reúne prefeitos e autoridades de todos os municípios de Minas, o que trouxe bastante visibilidade para o nosso trabalho”.

Influência
Na data escolhida para homenagear um dos estilos musicais mais ouvidos em todo o mundo, Jayme Souz enfatiza sobre a importância do rock. “Nós acreditamos que a música de qualidade tem o poder de influenciar positivamente a vida das pessoas. O rock, com suas raízes de inovação e expressão, incentiva a criatividade e o trabalho em equipe, já que é um estilo que preza pelo trabalho musical em conjunto”, ressalta.

O cantor também complementa que a grande diversidade de idade de seu público demonstra que os shows deste gênero musical podem ser um ambiente agradável e seguro para levar a família e, sobretudo, se divertir.

“O estilo ainda está bem vivo na nossa região, já que os shows que fazemos em locais públicos estão sempre lotados. Obviamente, eventos e locais novos para os fãs deste gênero serão sempre bem-vindos. Com isso, além de termos mais opções, teremos também mais músicos e novas bandas surgindo, mantendo a cultura musical em alta”, conclui.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joao da Silva

14 de julho, 2024 | 11:45

“Peço à banda que incluam no repertório dos shows, as musicas clássicas:
- Peter Frampton: show me the way
- Marillion: Kaylegh
- Led Zepellin - stairway to heaven
- Back Sabbath: paranoid
Aí vou tirar o chápeu!”

Alessandro de Sá

13 de julho, 2024 | 22:50

“Excelente banda. Excelente repertório.”

Guzerá Legislador

13 de julho, 2024 | 16:56

“Trabalhei com quem foi inspiração para o nome da Banda. O Senhor Gertrudes Caetano.”

Ipatinguense

13 de julho, 2024 | 10:00

“Eu os ví tocando na Feirarte. Não os conhecia anda. São muito bons. Que bom Ipatinga ter músicos deste naipe.”

Envie seu Comentário