11 de julho, de 2024 | 14:23

Recém-nascidos em Timóteo passam a receber BCG no hospital municipal

Divulgação
A BCG é indicada de rotina a partir do nascimento e até antes de a criança completar 5 anos de idadeA BCG é indicada de rotina a partir do nascimento e até antes de a criança completar 5 anos de idade

A maternidade do Hospital de Timóteo passou a oferecer a vacina BCG aos recém-nascidos, uma prestação de serviço novo e que vai fazer toda a diferença na vida dos bebês. Os recém-nascidos em Timóteo já eram imunizados contra a hepatite B, vacina que já estava na rotina do HMT, e agora foi introduzida a BCG, informou a administração pública.

A vacina BCG (sigla para bacilo de Calmette-Guérin) é uma das mais importantes do calendário de imunização pediátrico. Embora não ofereça a proteção de 100% na prevenção da tuberculose pulmonar, sua aplicação em massa permite a prevenção de formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada).

A BCG é indicada de rotina a partir do nascimento e até antes de a criança completar 5 anos de idade. Aplicada no mundo há mais de um século, o imunizante é capaz de prevenir a tuberculose, uma das doenças mais mortais da história e que mesmo hoje ainda causa muitos óbitos.

Para a disponibilização desse novo serviço foi realizado entre os dias 8 e 10 deste mês um treinamento pela Secretaria Municipal de Saúde junto à equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem para a aplicação de BCG no Hospital e Maternidade de Timóteo (HMT).

Desde o início da oferta do imunizante, nesta semana, cinco recém-nascidos já saíram do HMT vacinadas com BCG e hepatite B. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é que todas as crianças já saiam vacinadas da unidade hospitalar. Ao mesmo tempo, essas vacinas continuam sendo oferecidas na rede municipal de saúde.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário