USIMINAS TRAINEE 02 - 728X90

05 de julho, de 2024 | 17:28

''Pluft, o Fantasminha'' clássico do teatro infantil chega ao Planalto II

Divulgação
“Pluft, o Fantasminha“Pluft, o Fantasminha"

Neste sábado, 06 de julho, às 16h, a Praça Parque da União, no bairro Planalto II, será palco da apresentação do espetáculo infantil “Pluft – O Fantasminha”. Considerado um dos maiores clássicos da literatura infantil e do teatro infantil brasileiro, o texto de Maria Clara Machado será encenado por 12 crianças/adolescentes, moradores do bairro Planalto II em Ipatinga. A apresentação será gratuita.

Com direção de Marrione Warley, o espetáculo é resultado da oficina“Laboratório de Atividades de Expressão” que tem sido ministrada pelo artista desde 2021. Além disso, esta apresentação especial celebra o sucesso da temporada "Pluft nas Escolas - Circulação", que levou o espetáculo aos alunos da rede municipal de ensino de Ipatinga, através do Fundo Municipal de Cultura 2023, conforme a Lei Complementar 195 - Lei Paulo Gustavo Edital Artigo 8º - Demais Áreas.

"Pluft, o Fantasminha" narra duas histórias envolventes: uma de piratas e outra de fantasmas. O espetáculo explora a dualidade entre o mundo humano e o sobrenatural, acompanhando a jornada de Pluft em busca de sua identidade como fantasma. Em seu percurso, o espetáculo destaca um valor fundamental: a importância da consciência do ser sobre o ter.

Segundo Marrione Warley, o processo de montagem, de construção e investigação do espetáculo foi realizado durante as oficinas de teatro ministradas aos alunos na Praça Parque da União no bairro Planalto II. Um processo de trabalho artístico que estabelece uma relação direta com a comunidade, permitindo que ela não apenas assista as aulas, mas também acompanhe de perto todo o processo de criação de um espetáculo cênico, estabelecendo uma relação direta com a comunidade local.

O projeto
A iniciativa da oficina surgiu, oficialmente, em 2021, por meio da Lei Aldir Blanc, e previa três dias de oficina gratuita de teatro. Após o cumprimento do objeto junto à Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, em diálogo com os alunos e os seus responsáveis, Marrione - idealizador do projeto, optou por dar continuidade às oficinas e manteve os trabalhos com recursos próprios. Aliás, a montagem do espetáculo em sua estreia foi custeada com recursos próprios do artista, contando com o apoio local da Batucada Samba Show e da Padaria Eldorado.

Trajetória do espetáculo
19 de julho de 2023 foi realizada uma pré-estreia calorosa voltada aos pais e responsáveis pelos alunos e comunidade em geral, numa primeira mostra de resultado do trabalho que estava sendo desenvolvido. A estreia oficial de “Pluft, o Fantasminha" ocorreu nos dias 12 e 13 de agosto no Teatro Zélia Olguin, no Cariru. Agora, retorna para uma única apresentação na Praça Parque da União, marcando o fechamento do semestre de atividades do projeto.

O elenco do espetáculo é formado pelos alunos: Francis Ferran, João Emanuel, kauã Vitor Magalhães, Maryana Karolyna, Rian Henrique Vieira, Samuel Felipe Santos, Yanara Júlia, Kleverson Souza, Maria Eduarda Lopes, Diully Victoria, Beatriz, Keslley Silva. A direção e coordenação geral é de Marrione Warley e a Produção Executiva de Jucielem Fonseca.

Serviço
Pluft - o Fantasminha | Laboratório de Atividades de Expressão - Oficina Permanente de teatro do bairro Planalto II.

Sábado (06) de Julho, às 16h.

Praça Parque da União - Rua 11, sem número, Planalto, Ipatinga/MG.

Entrada gratuita.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário