03 de julho, de 2024 | 17:01

Projeto para restauração do Forno Hoffmann deve ser entregue este mês

Divulgação
Como se trata de um prédio histórico, projeto deve preservar características originaisComo se trata de um prédio histórico, projeto deve preservar características originais

O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, anunciou na tarde desta quarta-feira (3), por meio de uma publicação nas mídias sociais, que o projeto de restauração do Forno Hoffmann deve ficar pronto no fim deste mês. O chefe do Executivo se reuniu com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para buscar informações sobre o financiamento da obra.

O Forno Hoffmann, localizado no bairro Novo Horizonte, é uma construção de valor histórico e cultural para a região do Vale do Aço. Instalado no município em 1945, foi utilizado para a fabricação de tijolos, atendendo à demanda da construção da antiga companhia Aços Especiais Itabira (Acesita), hoje Aperam South America. As primeiras residências nos bairros Olaria, Vila dos Técnicos, Funcionários e Bromélias também foram erguidas com tijolos do forno.

O local está fechado há algumas décadas, deteriorando-se aos poucos. Devido às precárias condições, continua interditado, sendo sua restauração e ocupação um sonho para muitos moradores do município. Em maio de 2023, a administração municipal de Timóteo contratou a empresa Marka Arquitetura e Engenharia Ltda para a prestação de serviços técnicos especializados na elaboração do projeto executivo de restauração do Forno Hoffmann. Na época, o contrato firmado foi de R$ 224.075,97.

Há ainda um processo de tombamento em tramitação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

Projeto
Em Brasília, o prefeito Douglas gravou um vídeo dizendo que o projeto de restauro, a elaboração das planilhas e os demais programas para a recuperação do prédio histórico têm previsão de conclusão no fim deste mês de julho. "Por isso, já estou aqui no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, buscando informações sobre os locais onde o município pode tentar o financiamento dessa obra, para que, enfim, o restauro desse importante patrimônio público seja realizado e devolvido para o uso da nossa população", declarou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Morador do Bairro

07 de julho, 2024 | 09:47

“E continuamos sem saber o que será feito no local. Gastaram uma fortuna (mais de 1 milhão) para tirar as toras de madeira. Pelo visto a empresa lucrou duas vezes, retirando e revendendo a madeira. Agora mais de 200.000 em um projeto. Fico pensando no rombo que será a reforma, se realmente acontecer.”

Giuseppe Cadura

04 de julho, 2024 | 21:28

“Precisamos dar um sentido humano às nossas construções. E, quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.”

João Batista Trevenzoli

04 de julho, 2024 | 10:01

“Pobre do país que não valoriza a sua cultura. Chegou a hora da Aperan fortalecer seus laços com o município e custear a reforma do monumento que tem ligação estreita com sua história.”

Tião Aranha

04 de julho, 2024 | 09:36

“Parabéns, muitos passaram pela cadeira e nada fizeram.”

Sem Perdão

04 de julho, 2024 | 00:25

“O dinheiro que vai ser gasto na reforma de uma coisa que não traz benefícios nenhum para os cidadãos daria pra fazer uma boa melhorada no hospital da cidade”

Flaviano Dueli de Souza

03 de julho, 2024 | 19:31

“Como eu AMO ANO ELEITORAL....cidadãos, não caiam em GOLPES , todo ano eleitoral é o mesmo "lero lero", quer a prova? De um google aí e veja as últimas promessas em anos eleitorais.
É uma VERGONHA!”

Eu Eu Mesmo e Irene

03 de julho, 2024 | 18:39

“Ainda bem que não está localizado em Fabriciano, senão seria destruído - vide a sede da fazenda do Fábio perto do bairro JK. O lema do prefeito aqui é asfaltar, cortar árvore e aumentar o calor.”

Leitor

03 de julho, 2024 | 18:31

“O forno é localizado no bairro Novo Horizonte”

Roberto

03 de julho, 2024 | 18:10

“Cada época vem um e fica querendo transformar o local em alguma coisa, mas sabem que o povo deste bairro não gosta de movimentos ou bagunça, tipo na época que chegou-se a ser uma boate, foi um tiro no pé! Então ao invés de ficar reformando e gastando milhões, que é melhor demoli tudo e transformar em alguma coisa útil, ou que transforme isso aí em um Cemitério!!!!”

Pagador de Imposto

03 de julho, 2024 | 17:35

“Meu querido péssimo prefeito e cia, só uma pequena pergunta, o que vcs fizeram com as madeiras caríssima que foram retirada recentemente do forno? Não sou nenhum especialista, apenas um pagador de imposto, mas, acredito que todo aquele volume de madeira, que necessitou de alguns caminhões para serem retiradas tem lá seu "valor".”

Envie seu Comentário